Latam Airlines e Embratur fecham parceria
Destacar o potencial brasileiro e promover o país entre os operadores de turismo do mundo é o objetivo do projeto Discover, criado em 2010 e pela primeira vez realizado no Brasil. Criado pelo Grupo Latam Airlines, representado pela brasileira TAM Linhas Aéreas e pela chilena LAN Airlines, o programa ganhou apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). O acordo foi assinado esta semana, em Brasília (DF).
O Discover Brasil 2013 começa nesta terça-feira (20). A primeira edição no país envolve quatro opções de roteiro: Brasil Explorer (São Paulo, Bahia, Amazonas e Rio de Janeiro); Circuito das Praias (São Paulo, Pernambuco, Alagoas e Rio de Janeiro); Brasil Maravilhoso (São Paulo, Bahia, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro); e Rota das Emoções (São Paulo, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio de Janeiro). Os destinos destacam praias, cenário cultural e passeios ecológicos. Em comum, todos têm o início em São Paulo e o término no Rio de Janeiro.
No total, 84 profissionais, de 20 países, foram convidados. O tour tem duração de uma semana e inclui, além dos passeios, rodadas de negócios com operadores locais. “O diferencial está na experiência. Viver o país influencia para o bem a maneira como um agente comercializa um pacote de viagem. O objetivo, claro, é aumentar as vendas e o número de turistas. Tivemos ótimos resultados em outras edições e esperamos obter retorno semelhante no Brasil”, disse Federico Helman, diretor de planejamento estratégico da TAM. Ele destacou números do Discover Colômbia, realizado em 2012. “Na Argentina, as vendas para o país saltaram de 43% para 186%. No México, onde a escolha para a Colômbia era quase nula, houve aumento de 152%”.
Segundo Klaus Kühnast, diretor de vendas da TAM, o lançamento do Discover Brasil não tem relação direta com os eventos esportivos marcados para os próximos anos (Copa do Mundo e Olimpíadas). “Queremos divulgar o Brasil como um todo. Por isso, estados com menos procura, como Alagoas e Amazonas, foram inclusos nos roteiros. Mesmo Foz do Iguaçu, destino tradicional, foi conectado a outro de cultura completamente diversa: a Bahia. A ideia é que também países com alto número de turistas anuais por aqui, como Chile e Estados Unidos, ampliem seu olhar”, complementou Leila Holsbach, diretora de mercados internacionais da Embratur.
O Discover está em sua oitava edição. A primeira foi realizada nas Galápagos (Equador). Para a versão brasileira, a maior parte dos operadores veio dos Estados Unidos, Argentina e Chile, mas também há número representativo de profissionais da Europa, Austrália e Nova Zelândia.