Latam aprofunda campanha e evolui programa de fidelidade

A nova fase da campanha da Latam Airlines Brasil, que integra a maior ação de marketing da companhia no Brasil nos últimos três anos, marca a chegada do Latam Pass. A nova iniciativa para clientes é fruto da união entre os programas de fidelidade Multiplus e Latam Fidelidade.

O conteúdo foi criado pela Graphene IPG (WMcCann + E/OU – MRM), agência da holding Interpublic dedicada exclusivamente às ações de marca do Grupo Latam Airlines, e produzido pela O2.

O filme reforça as vantagens e busca a aproximação de forma personalizada com os clientes mais frequentes, para apresentar os impactos positivos da evolução do programa.

A nova marca está alinhada com o programa do Grupo Latam – de mesmo nome – e que, unidos, soma 38 milhões de associados (23 mi somente no Brasil). Com a integração, benefícios e pontos acumulados passam a ser administrados de forma única e alinhada. A data de requalificação permanece em março e nomes das categorias permanecem inalterados.

Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil, comenta que somente no Brasil, foram mais de meio bilhão de dólares na compra da Multiplus e na readequação da experiência de viagem do passageiro brasileiro. “São ações complementares para que, hoje, o nosso cliente possa realizar o melhor resgate e voar no doméstico e no internacional com a mais competitiva experiência do mercado”, reforça.

Além da tabela de resgate, o Latam Pass terá uma agenda de ofertas recorrentes para os clientes mais fiéis à empresa. Parceiros que complementam a experiência de viagem também foram integrados: como o Booking, Rental Cars e Amazon, além de 100 empresas de distintos itens.

O vídeo segue o conceito de ter o cliente como protagonista, fio condutor da campanha “Qual seu próximo voo?”. A comunicação convida seus passageiros a refletir sobre suas jornadas pessoais e profissionais, e a conexão da marca com estes sonhos.

Para Igor Miranda, diretor de vendas e marketing da Latam Airlines Brasil, questionar qual é o próximo voo dos viajantes, bem como seus planos e expectativas, aprofunda o relacionamento. “Trabalhamos para ser a companhia aérea que oferece a esse cliente o que ele realmente busca na hora de viajar. Para todos os ‘próximos voos’ que ele planeja, a Latam estará preparada”, afirma.

A estratégia da campanha também tem executivos e influencers respondendo à questão, com o objetivo de colocar o cliente no centro da conversa, e ações de inteligência de mídia de acordo com a rotina dos seus passageiros mais frequentes.

Ricardo Munhoz, diretor regional de negócios da Graphene IPG, reforça que tudo parte de uma pergunta que coloca o consumidor e seu momento de vida no centro. “Usando uma expressão que representa nosso negócio, mas que traduz os próximos passos do nosso consumidor, de maneira humana e próxima. E a partir de respostas em diversos contextos nos posicionamos como a companhia aérea que quer saber sobre esse voo e quer levar esse passageiro cada vez mais longe”, explica.

O plano de mídia contempla TV paga, revistas, jornais, cinema, relógios de rua, aeroportos e ações digitais, além de ações para o público interno da companhia aérea e parceiros.

FICHA TÉCNICA
Campanha: Qual seu próximo voo? – LATAM Pass
Cliente: LATAM Airlines
Agência: Graphene Brasil (Interpublic Group)
Produto: Institucional
CCO: Eduardo Rodrigues
Diretor Executivo de Criação: Diogo Pace
Diretor de Criação: Daniella Reis e Rubens Cintra
Redatores: Bruno Magueta, Cassiano Chaves, Gilmara Rocha, Luísa Magrini, Arthur Steimbruch
Diretores de Arte: Marcelo Martins, Adalberto Ribeiro, Joyce Torres, Jonny Silva
Atendimento: Leandro Rossi, Lara Bigliassi, Caio Lopes e Bárbara Pinto
Planejamento: Mauricio Novaes e Cinthia Pauli
Mídia: André França, Maurício Cruz e Anita Barcellos
Projetos: Cássia Vaz
Diretora de Produção Audiovisual: Sabrina Inui
Produção Audiovisual: Marília Araújo e Thiago Duraes
Diretora Executiva de Operações: Roberta Gregório
Diretora Executiva de Social Media e Conteúdo: Fernanda Vicentini
Community Managers: Carolina Mancini, Monica Duó e Pedro Couto
Produtora filme: O2 Filmes
Atendimento: Rejane Bicca, Alexandre Borzani e Lucas Araque
Direção de cena: Rodrigo Pesavento e André Gustavo
Fotografia: Fernando Bertoluci
Produção Executiva: Rafael Fortes e Amanda Rossi
Diretor de produção: Nani Matias
Montador: Rodrigo Kassab
Finalização e Color Grading: O2 Filmes
Direção de arte: Alex Rocca
Figurinista: Ana Cordoso
Maquiagem: Aline Scheer
Produção de Casting: O2 Filmes
Produtora de Áudio: Mandril Áudio
Trilha sonora e produção: Rodrigo Ramos / Eduardo Bolzan
Engenheiro de Som: Bruno Pontalti
Atendimento: João Bolzan / Fernando Ramos
Coordenação de produção: Gabriel Garone
Aprovação Cliente: Fabricio Angelin, Igor Kim, Sabrina Salgado, Guilherme Perez e Amira Ayoub.