Latin Partners abre operação em SC

Após anos de experiência no mercado paulistano, Elóy Simões, Francisco “Chico” Socorro, Julio Pimentel e Emílio Cerri, o único catarinense do grupo, se uniram para criar a Latin Partners – Incremento de Negócios, inaugurada há cerca de dois meses em Florianópolis (SC). Logo de início, a empresa conquistou um grande cliente, que os sócios preferem manter em sigilo.

“Com exceção do Emílio, que é do Sul, mas passou muitos anos em São Paulo, todos somos profissionais do mercado paulistano. Viemos para cá e, quando nos demos conta, cada um, individualmente, estava prestando serviços de consultoria. A ideia de nos unir para criar um negócio foi do Elóy. Nos demos conta de que, se juntássemos nossas competências, teríamos algo de diferente para oferecer”, conta Pimentel.

O executivo explica que a Latin Partners não se propõe a criar projetos, mas auxiliar no seu desenvolvimento. “Não somos uma agência, portanto, não competimos com elas. Pelo contrário, podemos ajudar em questões como elaboração de briefing, compreensão de pesquisas em torno de audiência e gestão. Em relação aos clientes, orientamos na ponte entre eles e as agências, ajudando a selecionar as mais adequadas para este ou aquele trabalho, sempre levando em conta o ponto de vista técnico”, diz.

Os sócios concordam no que diz respeito às diferenças entre o mercado paulistano e o catarinense. Segundo Pimentel, a principal característica é a regionalização. “Não há, em Florianópolis, especificamente, uma indústria forte. Há investimentos no setor imobiliário e no varejo, mas, no geral, a cidade vive da verba do governo, inclusive em relação ao turismo. Ao contrário de São Paulo, que concentra inúmeras atividades em uma mesma área, em Santa Catarina há polos bastante específicos, como o industrial, em Joinville, Blumenau e Jaraguá do Sul; o da agroindústria, no oeste do Estado; o de cerâmica, no sul; e o de calçados.”

Atualmente, a Latin Partners possui três clientes em prospecção. “Estamos bastante entusiasmados. Se chegarmos ao final de 2013 com um trio de clientes, ficamos felizes. Temos os pés no chão. Conseguir um grande projeto logo no início do negócio foi um grande estímulo”, declara Pimentel.

A empresa tem um contrato de parceria com outras duas: a ADM S.A., também de Florianópolis e com foco em administração de negócios, e a Meio e Mídia Comunicação, de Brasília, que tem Fernando Vasconcelos como sócio majoritário.