Latinhas de alumínio completam 30 anos no Brasil
Em 2019 são celebrados 30 anos das latinhas de alumínio no Brasil. As embalagens trouxeram ao mercado uma nova forma de se comunicar com o consumidor.
A Skol foi a primeira marca a lançar sua bebida em latinhas. O sucesso do formato acelerou a indústria a produzir as embalagens para atender outras marcas.
Segundo dados da Abralatas , no primeiro ano foram comercializadas 600 milhões de latinhas. Hoje, o mercado brasileiro é de 26 bilhões, das quais 97,3% são recicladas.
Mídia
A popularização da embalagem fez com que as latas se tornassem uma mídia para as marcas, que passaram a se comunicar a partir de edições especiais e comemorativas.
João André Vilas Boas, gerente do can experience da Ball, fabricante de latas de alumínio, fala sobre as possibilidades da embalagem para a experiência do consumidor com as marcas.
“Estamos sempre em busca de mais inovações. As latinhas precisam evoluir e se adaptar ao contexto social. Mais tecnologia, formatos variados e mensagens personalizas, tudo isso traz mais interação com o público. Ao longo dos 30 anos de história, já criamos latas com rótulos que brilham no escuro, que mudam de cor quando geladas, que falam com o consumidor por realidade aumentada, entre outras. Esse ano, por exemplo, trouxemos junto da Budweiser a lata especial para os jogos da NBA, com verniz tátil que simula a textura de uma bola de basquete”, ressalta.
Para o executivo, ao longo destes 30 anos, as marcas entenderam que a lata traz maior visibilidade para os produtos nas prateleiras e podem ser usadas em campanhas de marketing.
Caso da Pepsi e sua primeira lata em homenagem a turnê de Michael Jackson. Outra que também se valeu das embalagens para campanhas foi a Coca Zero Nomes, que permitiu a customização da latinha com mais de 300 nomes de consumidores.
Novas tecnologias permitiram ainda mais interatividade. Além das tintas e vernizes, QR Code e realidade aumentada também passaram a ser utilizadas nas embalagens.
Na Copa América deste ano, por exemplo, a Brahma lançou uma lata, que a partir de um QR Code levava os torcedores para uma tour virtual 360° pelo estádio Mineirão.
No Carnaval 2019, a cachaça Pitu lançou uma latinha que ao passar a câmera do celular pelos rótulos, era possível ter acesso a conteúdos exclusivos em realidade aumentada, como os clipes de músicas das cantoras Bia Villa-Chan, Michelle Melo, Gerlane Lops e Nena Queiroga – homenageadas pela marca no Carnaval de Recife – e molduras virtuais para simularem selfies com as artistas.
Água em lata
Recentemente, a Ambev anunciou que lançará a primeira água mineral em lata do Brasil até o fim de 2019. A iniciativa acompanha uma tendência global das fabricantes de bebidas, que vêm substituindo o plástico pelo alumínio.
A Ambev deve produzir a versão em lata de sua marca de água mineral AMA em uma cervejaria no Rio de Janeiro e o plano é distribuir o produto para todo o país.