LDC cria marca de Gustavo Kuerten
Kuerten, Ketzer e a marca Guga Kuerten
Uma dupla de Gugas – o tenista Gustavo Kuerten e o criativo Guga Ketzer, da LDC (ex-Loducca) apresentou, nesta segunda-feira, durante coletiva no torneio de tênis Rio Open, a nova marca do tenista, desenvolvida pela agência. A LDC passa a ser responsável pelo branding do tenista, sugerindo projetos, produtos e possíveis parcerias. O modelo de atuação é semelhante ao trabalho realizado pela LDC, há três anos, com a marca NJR, do jogador Neymar Jr.
Guga – cuja marca movimenta cerca de R$ 250 milhões em diferentes projetos de licenciamento – conta que conheceu Ketzer numa campanha para a Peogeot há cerca de cinco anos.
“Tinhamos o interesse em comum de desenvolver mais profissionalmente a marca e realizar projetos. No ano passado realizamos o primeiro trabalho juntos: comemoramos 15 anos de ser número um no mundo e a LDC criou nossa logomarca. Dessa vez, quando partimos para a criação da nova marca, o que acordamos em primeiro lugar, é que Guga seria a palavra-chave. Buscariamos a essência do Guga, e deixariamos de trabalhar as várias versões do nome. Esse foi ‘ ‘dever de casa’ passado. A junção das quadras foi muito acertada, quando ele apresentou lá na empresa foi um sucesso. Nem todo mundo vê a quadra de cara, mas depois que vê não esquece. Tem tudo a ver, sou apaixonado por isso. Ali dentro fui me descobrindo, há um vínculo muito grande com o que eles criaram.“, conta Kuerten.
No processo de construção da nova marca, a LDC investigou o universo visual do tênis e se apropriou do maior atributo do jogador.
“Guga é considerado um dos maiores tenistas da história desse esporte. O tênis precisava estar presente na sua marca. Por isso extraímos da quadra o seu nome”, explica Eduardo Tallia, head de design da LDC.
Ketzer diz que quem construiu a marca, foi o tenista.
“Geralmente a empresa de comunicação é chamada para construir uma marca. Mas ele construiu a marca, tornou-se um herói nacional e internacional. O que uma marca de um atleta como ele precisa é que ela o represente onde ele não pode estar – não só lugares como produtos licenciados. Descobrimos o nome dele no lugar onde ele fez esse nome, que foi na quadra.”, diz Ketzer.
A marca já está entrando nos produtos licenciados por Guga como as sandálias Grendene, uma parceria que já tem 15 anos. Kuerten deixou as quadras há 14 anos por problemas de saúde, mas sua marca permaneceu forte e segundo Luciano Faustino, diretor comercial da Guga Kuerten Company, o grupo de empresas que hoje pertence ao tenista, com base em Florianópolis, está mais forte do que nunca.
“Hoje temos mais parcerias do que na época em que ele estava nas quadras. Hoje ele tem mais tempo, mais participativo”, diz Faustino.