Leão para alavancar os negócios

 

Sangue, suor e Leão. Assim a equipe da Binder define bronze conquistado este ano no Cannes Lions, na área de Media. O projeto para o Hemorio tinha como objetivo estimular as pessoas a doarem sangue. A equipe da agência se mobilizou e também contribuiu com o Hemorio, descobrindo que o principal motivo do afastamento dos doadores é o medo da agulha. Foi assim que nasceu a ideia de furar o jornal para comunicar que algo tão pequeno pode fazer tanta diferença. O anúncio furado, literalmente, mandava o recado: “Para você, este furo não faz nenhuma diferença. Para você. Doe sangue”. Recado dado, jornais distribuídos e as doações quadriplicaram na semana da campanha. Em dois dias, o Hemorio recebeu sangue suficiente para salvar mais de 2,7 mil vidas.

Para Marcos Apóstolo, sócio e diretor de criação da agência, a validade de um prêmio criativo traduz a essência da profissão. “Cannes é um aplauso bem alto às grandes ideias e à capacidade de gerar um diferencial que movimente pessoas em torno de produtos e iniciativas sociais. Sem dúvida, um cliente que busca agências que têm suas ‘comprovações’ criativas sabe que poderá receber ideias diferentes para provocar mudanças positivas nos seus negócios. Se já éramos uma agência de qualidade criativa comprovada pelos trabalhos, o Leão nos coloca num outro patamar. Como se diz, o sarrafo fica mais alto, mas todos ganham com isso”, observa.

Não é exagero quando Apóstolo fala em mudança de patamar. Se para uma AlmapBBDO, DM9DDB ou F/Nazca S&S sair de Cannes com “apenas” um Leão pode até ser uma frustação, já que essas e outras agências figuram entre as mais premiadas do festival desde os anos 90, para agências menores ou regionais, o troféu conquistado na Riviera, independentemente de seu metal, pode valer demais.

É o caso também da Greco Design, que no ano passado conquistou seu primeiro Leão – o que fez com que Gustavo Greco, então uma figura não tão conhecida no “mundinho publicitário”, fosse indicado para o júri de Design Lions este ano. E o segundo Leão, de prata, com o trabalho “Diversidade + Design = Bienal”, para o Governo de Minas Gerais, veio junto. “Realmente você não volta o mesmo de Cannes”, confessou Greco. “Há dois anos o mundo não nos conhecia. Posso afirmar que o festival mudou a vida da minha empresa e mostrou nosso trabalho para o mundo. Ganhamos respeito”, conclui. Além dos Leões, a Greco, no ano passado, criou o projeto do estande da Abedesign (Associação Brasileira de Empresas de Design) no Palais des Festivals.

Primeira vez

Agências sem qualquer histórico no Cannes Lions e que conquistaram Leões pela primeira vez em 2013 também enxergam agora a possibilidade de gerar negócios a partir do reconhecimento do principal evento internacional de criatividade. Um bom exemplo é a QG. A agência de 20 anos, comprada pelo Publicis Groupe em 2010, conquistou seu primeiro troféu, um bronze na área de Design, com um trabalho para a Mapfre Seguros, justamente nesta 60ª edição do festival. E já diz notar maior abertura dentro dos seus próprios clientes.

“Um Leão traz mais confiança para as recomendações que fazemos aos clientes. Eles ficam satisfeitos em saber que a agência está desenvolvendo um trabalho reconhecido internacionalmente”, afirma Paulo Zoega, presidente da QG. “No mercado, o prêmio coloca-nos com reputação superior. Ele facilita a abordagem e a aproximação com novos clientes, facilitando a performance da agência em novos negócios”, aponta.

A percepção é a mesma para a Paim, baseada em Porto Alegre. A agência inscreveu apenas três trabalhos no festival e conquistou um Leão de prata, também na área de Design, com um logo assinado para a Oito Endobranding. Também foi o primeiro prêmio da agência gaúcha em Cannes.

De acordo com Carlos Thunm, sócio e diretor de criação da Paim, um Leão ajuda a companhia a projetar-se como uma empresa nacional e a conquistar novos clientes. “Acreditamos que o prêmio possa ajudar muito na geração de negócios. Basicamente, o que queremos mostrar para os grandes clientes é que podemos ser uma agência nacional, mesmo estando baseada em Porto Alegre”, diz. Entre seus clientes estão anunciantes nacionais, como Lojas Renner e Camicado.