Lee Clow receberá Leão de São Marcos

 

A edição que celebra os 60 anos do Cannes Lions homenageará Lee Clow, chairman da TBWAMedia Arts Lab e diretor de mídia artística da TBWAWorldwide, com o Lion of St. Mark (ou Leão de São Marcos), honraria idealizada em 2011 para destacar a contribuição contínua e excelência de determinados profissionais à criatividade em comunicação.

“Lee é um ícone criativo, fonte de inspiração e gênio ao contar histórias de marcas de uma forma artística – além de ser um verdadeiro surfista californiano”, destaca Terry Savage, chairman do Cannes Lions. “Mantendo-se fiel às suas crenças, juntamente com sua nova abordagem para o trabalho, ele criou algumas das maiores campanhas já feitas. E é com orgulho e honra que presenteamos Lee Clow com o Leão de São Marcos por sua marcante contribuição à criatividade na comunicação”, completa.

“Eu tenho ido a Cannes há muito tempo, recebi diversos prêmios, mas este é realmente especial. Uma honra. Fazer companhia a John e Dan me deixa orgulhoso”, destacou Clow, citando John Hegarty (BBH) e Dan Wieden (Wieden+Kennedy), vencedores do título em 2011 e 2012, respectivamente.

Lee Clow se dedica à indústria da comunicação há mais de 40 anos. Ele começou sua carreira na ChiatDay, em Los Angeles, quando a agência era formada apenas por dez pessoas e duas contas. O profissional prefere enxergar a indústria como “mídia artística”: palavras, imagens e storytelling a favor das marcas. “Acho que, se o trabalho é bom, ele faz você sentir algo diferente. Ele pode fazer você sorrir ou chorar, pode ser surpreendente ou informativo, causar curiosidade ou inspirar confiança. Mas, para isso, você precisa querer assistir aquilo”, analisou o homenageado.

No hall de campanhas memoráveis com a participação de Clow está o filme “1984”, criado para o Macintosh, da Apple, que rendeu a ele seu primeiro Grand Prix em Cannes, além do coelho da Energizer; eos conceitos “Refresque o mundo com Pepsi” e “Impossible is nothing”, para Adidas, entre outras dezenas de trabalhos. É dele também a criação do “Think diferente”, trabalho que relançou a Apple em 1997, com o retorno de Steve Jobs à empresa.

O profissional receberá o Leão de São Marcos no sábado, 22 de junho, último dia do Cannes Lions 2013 – que tem início no dia 16 do mesmo mês. O troféu é inspirado na estátua do leão presente na Praça de São Marcos, em Veneza, local do primeira edição do festival, em 1954.