Leia para Uma Criança reforça presença digital e lado lúdico

O Projeto Leia para Uma Criança já distribuiu mais de 45 milhões de livros desde que a ação foi criada, há cinco anos. Nesse ano, além dos 3.6 milhões de livros, o projeto ganhou força digital para aumentar a experiência lúdica do projeto.

“Acreditamos que o DNA tecnológico da marca Itaú deve permear não apenas nossa atividade core, com aplicativos e digital banking. Entendemos que todas as atitudes da marca, seja nos pilares de cultura, mobilidade urbana ou neste caso, do programa Leia para uma Criança, podem também ganhar escala e engajamento a partir das redes sociais e de experiências imersivas no ambiente mobile”, comenta Eduardo Tracanella, superintendente de marketing do Itaú Unibanco.

Divulgação

Neste ano, a ação “Leia para uma Criança” contará com os livros físicos: “Selou e Maya”, de Lara Meana e María Pascual de la Torre; e o inédito “Poeminhas da Terra”, de Márcia Leite.

Além disso, os livros digitais poderão ser acessados por diversas plataformas como Instagram e Facebook com o lançamento de duas histórias inéditas: “Entre Sonhos e Dragões”, de Adriana Carranca; e “A Bicicleta Voadora”, de Antonio Prata. Outra grande novidade, é a parceria com a AOL na disponibilização do conteúdo dos livros digitais no Xbox. A plataforma abrigará um livro interativo, com avatar exclusivo para os usuários. 

Angela Dannemann, superintendente da Fundação Itaú Social, afirma que “comprovadamente, o acesso à leitura na primeira infância contribui para o desenvolvimento integral da criança e para a ampliação do vínculo entre ela e os adultos. Disponibilizar livros infantis de qualidade é uma maneira de contribuir com a educação das novas gerações”.

A campanha criada pela DPZ&T contará com uma música inédita “Todo mundo lendo” composta por Silvio Amorim, Diretor de Criação da DPZ&T, em parceria com o Roberto Coelho, da Satélite. No filme, cenas reais de leitura e brincadeira são mescladas a efeitos visuais que traduzem a imaginação e o aprendizado dos pequenos no momento em que ouvem histórias.

Segundo Rafael Urenha, Chief Creative Officer da DPZ&T, a solução criativa e estética da campanha deste ano se distancia completamente dos demais anos. “O objetivo aqui era sair do call to action da marca para as pessoas e trazer agora as pessoas como porta-vozes deste convite. Para isso tivemos a oportunidade de revisitar toda a campanha, trazendo situações reais, mais humanas, com menos apelo de conto de fadas, mas enfocando em elementos da imaginação e criatividade das crianças durante o momento da leitura”, comenta Urenha.

Ainda fazem parte da ação anúncios para mídia impressa, spots de rádio e vinhetas de TV, que por meio de uma estratégia de mídia programática irão explorar criativamente os momentos em que os adultos têm mais disponibilidade para ler histórias: as noites e os finais de semana, por exemplo, e ações especiais de conteúdo e de merchandising.

Ficha Técnica

Cliente: Itaú Unibanco

Produto: Institucional

Campanha: Itaú Criança 2016

Data de produção: Setembro/2016

Cliente: Itaú Unibanco

Produto: Institucional

Título: Todo Mundo Lendo

Secundagem: 1×60” 2×30” 2×5”

Direção Geral de Criação: Rafael Urenha

Direção de Criação: Silvio Amorim

Criação: Rafael Urenha,Silvio Amorim, Bruno Landi, Tiago Zanatta, Daniel Motta, Vinicius Miike, Viktor Busch, Bruno Brazão, Vinicius Curi, Luiz Bonfieti

Atendimento: Elvio Tieppo, Ana Coutinho, Danielle Bacha, Stephanie Fernandes, Laine Santos

Aprovação do Cliente: Andréa Pinotti, Eduardo Tracanella, Thiago Cesar, Beatriz Zanetti, Marcela Correia, Gabriel Frisoni

Planejamento: Fernando Diniz, Guilherme Sampaio, Camilla Facin, Chris Toledo, Renata Cardetas 

Mídia: Paulo Ilha,Clara Corrales, Aga Porada, Vanuza Gonçalves, Priscila Serrano, Jonas Lages, Gabriela Loureiro, Yasmin Gonçalves

RTV-C: Marina Fridman, Adriana Marino, Raiza Bonomi, Brunno Cunha

Produtora de Imagem: PBA Cinema

Direção de Cena: Rog Souza


Equipe de Produção Produtora: Mayra Gama, Fernando Fanucchi, Thais Simões, Renata Timm

Atendimento Produtora: Markinhos Fagundes, Dani Parisi

Diretor de Fotografia: Juliano Lopes, Lucas de Oliveira

Diretor de Arte Produtora: Leticia Barcellos

Montagem: Ivan Kanter Goldman

Coordenador de Pós: Diulle Sorrentino


Supervisor Geral de VFX: Pepeu Sorrentino

Finalizador: Fezão Barbieri


Pós-produção: Outra Post

3D Produtora: Invisible Works

Produtora de Som: Satélite Áudio

Atendimento Produtora de Som: Fernanda Costa

Compositor de Trilha Original: Silvio Amorim,Roberto Coelho, Michael Pires Vicek, Kito Siqueira

Fotógrafo: Pio Figueiroa

Produção Gráfica: Marcos Moura, Alexandre Alcantara

ArtBuyer: Andrea Soeiro

Ilustração: Bruna Assis Brasil- NORTE, Techno Image

Tratamento de Imagem: Studio Boreal 

Projetos: Marcos Yamamura, Thiago Nazato