Leo Burnett e E-farsas vão premiar as piores fake news de 2018
Um prêmio para as “melhores” Fake News de 2018
As “fake news” foram destaque em 2018. Pensando nisso, o E-farsas, site que esclarece boatos da internet, lança o The Foolitzer Prizes (uma alusão ao famoso Pulitzer, que homenageia as melhores matérias jornalísticas no mundo).
O objetivo do prêmio, desenvolvido em parceria com a agência Leo Burnett Tailor Made, é mostrar as piores fake news do ano de 2018 e denunciar os veículos que trabalham e disseminam desinformação. A intenção é dar aos criadores de fake news o que eles não querem: fama.
Para promover o prêmio, a Leo Burnett preparou uma campanha com dois flights distintos: o primeiro, para a divulgação do prêmio; o segundo, para revelar os “vencedores”. A campanha inclui extenso material on-line, além de pôsteres, filmes de divulgação e entrega da premiação, com todos os indicados e suas categorias.
Pôsteres da campanha assinada pela Leo Burnett
“Todos temos a responsabilidade de combater a desinformação, pois todos nós, no papel de interlocutores, devemos ir atrás da procedência do conteúdo que consumimos. É preciso criar uma cultura de questionamento. Criamos um antiprêmio para o antijornalismo. Afinal, o que o criador de fake news menos quer é ser reconhecido por sua mentira.”, reforça Wilson Mateos, VP de criação da Leo Burnett.
Os vencedores receberão um troféu físico do The Foolitzer Prizes assim que os resultados forem divulgados, em fevereiro, em formato de moeda (assim como o Pulitzer original). A medalha trará a inscrição de “Pior Fake News do Ano de 2018” com o logo do E-farsas.
Veja o filme da campanha:
FICHA TÉCNICA
AGÊNCIA: LEO BURNETT TAILOR MADE
TÍTULO: THE FOOLITZER PRIZES
PRODUTO: THE FOOLITZER PRIZES
ANUNCIANTE: E-FARSAS
CCO: MARCELO REIS
VP/ECD: WILSON MATEOS
DIRETOR DE CRIAÇÃO: PEDRO UTZERI, VINICIUS STANZIONE
CRIAÇÃO: BRENO BALBINO, FABIO NAGANO, FILIPE MEDICI, RENATO RAMALHO.
DIRETORA DE PROD. INTEGRADA: MARIA FERNANDA MOURA
RTV: VIVIANE DE CASTRO, PATRICIA COSMO, MATHEUS BASÍLIO, CHRYSTIAN DANUCALOV
ARTBUYER: CRISTIANO GODOY, MAURO MOURA
PRODUÇÃO GRÁFICA: PEDRO SOTELO
PROJETOS DIGITAIS: DENIS GUSTAVO, PEDRO RAIS, MARCELA GRANDINO
Atendimento: FABIO BRITO, SIMONE LOPES, VIVIANE DE CASTRO
Mídia: ANDREA HIRATA, KELLY COTTA, THAIS MIRANDA, JOAO BOUNER
Planejamento: TIAGO LARA
Aprovação: GILMAR LOPES
PRODUTORA DE FILME: ASTEROIDE
DIRETOR: GUILHERME BIGLIA | THIAGO PRESTES |CAJA GUEDES
PRODUÇÃO EXECUTIVA: GUILHERME BIGLIA
ATENDIMENTO: LEO BRODSKY
PRODUTOR: MARIANA VAN BYLT
PÓS-PRODUÇÃO: BOGOTÁ
PRODUTORA DE SOM: EVIL TWIN MUSIC
CRIAÇÃO E PRODUÇÃO DE TRILHA: ANDRE FARIA, MURILO FARIA, YURI CHIX E RAFAEL CAMPANINI
FINALIZAÇÃO E SFX: MURILO FARIA E YURI CHIX
ATENDIMENTO: JULIANA TANGARY E CAROLINA COUTO
PRODUTORA DIGITAL: SANTA FÉ
DESENVOLVEDOR: ANDRÉ COPPOLA
ATENDIMENTO: TATIANA COPPOLA
FOTOGRAFIA 3D E PÓS PRODUÇÃO: PLATINUM