Leo Burnett retira inscrição e Brasil perde um Lápis do D&AD 2017
Detalhe de trabalho da Leo Burnett Tailor Made: inscrição retirada do D&AD
Uma denúncia de possível plágio atingindo um trabalho da Leo Burnett Tailor Made para a marca Jeep provocou a perda de um dos 15 Lápis conquistados pelo Brasil no D&AD 2017, festival de publicidade que termina na noite desta quinta-feira (27), em Londres.
O trabalho em questão é a campanha “Carro versus Jeep” listada até esta última quarta-feira (26) entre os 733 Lápis concedidos pelos 26 júris do festival. Ele tinha sido pontuado como vencedor na categoria Direção de Arte para Campanha de Pôsteres. A identificação das “cores” dos Lápis do D&AD – Wood Pencil, Graphite Pencil, Yellow ou Black Pencil – só será revelada na cerimônia de encerramento do festival. Fontes do PROPMARK afirmam que a campanha da Leo Burnett iria receber Wood Pencil nesta noite, o Lápis de madeira, que tem peso equivalente a um prêmio de bronze.
Com cores fortes e atraentes, as ilustrações da campanha, lançada no Brasil em agosto do ano passado, mostram paisagens nas quais é possível identificar uma estrada e topos de montanhas. A palavra “Carro” é vista na parte inferior da peças onde estão localizadas as estradas enquanto a marca Jeep se sobressai na parte superior dos desenhos onde estão os cumes das referidas montanhas.
A organização do D&AD informou que o trabalho teve sua inscrição retirada do festival a pedido da própria Leo Burnett Tailor Made. Procurada pelo PROPMARK, a Leo Burnett confirmou a retirada da peça, mas optou por não informar os motivos da decisão.
O PROPMARK apurou que o festival recebeu nesta quarta-feira (26) denúncia de um ilustrador, em Londres, que teve acesso ao resultado dos trabalhos que receberiam Lápis neste ano. A denúncia apontava para uma semelhança no estilo de ilustração que poderia caracterizar plágio. Segundo fontes, o D&AD procurou a Leo Burnett Tailor Made no Brasil para obter esclarecimentos. A agência, igualmente segundo fontes, consultou sua área jurídica, que não teria visto indícios de plágio, mas optou pela retirada da inscrição para evitar eventual desgaste de imagem para a marca Jeep e para a própria imagem da Leo Burnett Tailor Made.
Até então empatado com a Holanda na 11a. posição em número de prêmios do D&AD 2017, o Brasil caiu agora para a 12a. posição, com 14 Lápis. No ano passado, o Brasil ficou em quinto lugar, com 30 Lápis, e em 2015, em terceiro lugar, com 45 Lápis do D&AD, considerado o festival “mais rigoroso” entre todas as competições publicitárias internacionais.
Leia também:
– Brasil fica em 12o. lugar no D&AD 2017