Leo Burnett se destaca com campanhas para o setor de tecnologia e diversidade
Compromisso com inovação e inclusão refletem o legado de Leo Burnett dentro da agência
Leo Burnett foi um renomado publicitário norte-americano e fundador da Leo Burnett Tailor Made, agência que atua até hoje no mercado com um time de pessoas inspiradas, especialmente por todos os ensinamentos e cultura deixada pelo, carinhosamente apelidado, de Seu Leo.
Criatividade, inovação e forte compromisso com as pessoas são alguns princípios que até hoje, norteiam a agência, que se destaca no mercado com seu compromisso com a diversidade e inovação.
Tecnologia
Inserida dentro das tendências do mercado e alinhada com a evolução constante da indústria publicitária, a Leo Burnett se destaca com um rico portfólio, que conta com uma série de campanhas que mergulham no universo da tecnologia, games e Inteligência Artificial. A receptividade positiva dessas campanhas por parte do público, ilustra um olhar único da Leo Burnett em fazer publicidade.
A campanha de Leo Burnett para Fiat Fastback é um exemplo marcante de inovação da agência, que combinou o mundo virtual do metaverso com a realidade das pistas de corrida. O anúncio principal da campanha apresentou o SUV Fiat Fastback realizando um salto sobre outros veículos, simbolizando a evolução na categoria de SUVs. A imagem criou uma conexão imediata com a ideia de desempenho e aventura, além de ter se estendido para o mundo dos jogos, com a criação de um desafio no servidor FSociety.
O destaque da campanha foi a escolha dos três finalistas, que tiveram a oportunidade de concorrer a um prêmio. A decisão final do melhor salto com o SUV foi deixada nas mãos do público, que votou em seus favoritos. A abordagem democrática criou um senso de participação e empolgação entre os fãs da marca, gerando um buzz adicional em torno do Fiat Fastback.
Junto com a Leo Burnett, Oreo também fez sucesso nas redes, desta vez, no X (antigo Twitter). Ao clicar no botão "curtir" em posts contendo a hashtag #SóOreoéOreo, em vez do tradicional ícone de coração, os usuários da rede se surpreenderam com uma divertida animação de um biscoito Oreo sendo devorado.
O tema alcançou a segunda posição nos Trending Topics, com um total de 27,6 mil publicações relacionadas. A ação atraiu tanta atenção que as postagens relacionadas obtiveram números surpreendentes de curtidas, e até mesmo perfis de outros países começaram a adotar a hashtag em português para aproveitar a divertida animação.
Ainda de olho no mercado da tecnologia, Leo Burnett e Samsung lançaram a Ilha S23 Island, com eventos especiais em Galaxy City, isto é, no mapa da Samsung em parceria com a Hero Base no jogo Fortnite.
Encarregada pela estratégia de comunicação para o mapa e a nova ilha nas redes sociais, a agência lançou uma série de conteúdos nas plataformas da Samsung, bem como nos canais da Hero Base e do Flakes. O objetivo era atrair uma audiência ainda maior de jogadores para explorar a ilha e descobrir suas inovações.
Impacto Social
A Leo Burnett mantém seu compromisso com a promoção da diversidade e inclusão em suas campanhas. A agência se empenha em não apenas reconhecer, mas também celebrar as riquezas que a diversidade traz para o mundo da publicidade.
Neste ano, através do apoio financeiro à uma ONG dedicada às pessoas trans, a Trident, sob a orientação criativa da Leo Burnett, lançou a iniciativa intitulada "Boca é Boca". Pelo terceiro ano consecutivo, a marca da Mondelez Brasil passou a ser PRIDENT, fazendo uma alusão ao termo “orgulho” – em inglês, pride – para o mês do Orgulho LGBTQIAPN+.
Esta campanha tinha como objetivo reforçar o orgulho e a celebração do afeto, do amor e dos gestos de carinho, com ênfase no conceito de que “o amor é amor, um beijo é um beijo, e uma boca é uma boca”.
Focada exclusivamente nas plataformas de mídia social, a campanha incentivou a participação ativa dos seguidores, convidando-os a celebrar a diversidade e a beleza dos beijos.
Em parceria com a Fiat, a Leo Burnett criou o "INBOXING" para influenciadores, com o objetivo de promover o programa “A Paixão Aquece”, campanha da marca que recolhe roupas, cobertores e mantas para pessoas em situação de vulnerabilidade no Brasil.
A ação buscava desafiar a prática tradicional de "recebidos", onde influenciadores compartilham produtos enviados por diversas marcas. Em vez disso, eles foram convidados a participar do "INBOXING", uma brincadeira com o nome "unboxing", porém com um propósito mais humanitário.
Neste processo, aproximadamente 30 influenciadores, incluindo nomes como Babu Santana, Pepe Barbosa e Ana Ju, receberam uma caixa que aparentemente continha os produtos comuns. Ao abrirem essas caixas, os influenciadores se depararam com um conteúdo vazio, contendo apenas uma carta com um convite especial para se juntarem à campanha "A Paixão Aquece".
Outro exemplo é a campanha “Você nasceu para mudar”, da Samsung para a linha Galaxy, na qual Leo Burnett contou a história de quatro influenciadores: da atleta Patricia Fonseca, do empresário, gamer e streamer Flakes Power, e das amigas musicistas Amanda Cirilo e Cathy Moreira.
O propósito da campanha foi destacar o poder das mudanças e enfatizar como a tecnologia traz impactos positivos e inovadores à vida das pessoas.
A Leo Burnett continua se destacando no mercado através de seu compromisso na publicidade, enraizada em valores de criatividade, inovação e valorização das pessoas - valores atemporais deixados por Seu Leo.