Leo Burnett Tailor Made convoca população para limpar o Brasil

Diminuir a quantidade de lixo produzida no mundo. Esse é o objetivo do Limpa Brasil Let’s Do It!, iniciativa promovida pela instituição Atitude Brasil em parceria com a Unesco e o programa Let’s Do It! World. Para incentivar a população a aderir ao projeto, a Leo Burnett Tailor Made criou uma campanha homônima, composta por comerciais, spots, anúncios, mídia online e ações pontuais a serem implementadas ao longo do segundo semestre de 2011.

“A instituição manifestou o desejo de trabalhar com a agência e nós decidimos abraçar a causa. A campanha busca conscientizar a população sobre a destinação correta dos resíduos, incentivando a reutilização e a reciclagem, além de alertar sobre a necessidade de se evitar o desperdício”, explica Ruy Lindenberg, vice-presidente de criação da Leo Burnett Tailor Made. Um dos filmes, intitulado “Lixo”, mostra, por meio de câmeras escondidas, a reação das pessoas ao se depararem com sacos de lixo bloqueando vagões de metrô e se encerra com a frase: “O mundo ficou pequeno demais para tanto lixo”. Os anúncios, por sua vez, trazem a mesma mensagem e mostram um enorme saco de lixo invadindo paisagens icônicas das cidades que aderiram ao movimento.

A campanha conta ainda com o comercial “Catadores” e uma série de anúncios que convidam os brasileiros a participarem da ação, estrelados por artistas de renome, como Chico Buarque, Milton Nascimento, Marília Pêra e Tião Santos, personagem do documentário “Lixo extraordinário”, dirigido pelo artista plástico Vik Muniz. Para internet, serão desenvolvidos banners e ações de divulgação em redes sociais, como Twitter e Facebook. “Todos os artistas foram escolhidos por serem engajados socialmente e tratarem a questão do lixo com seriedade. O objetivo é um só: mostrar que todos nós somos catadores”, afirma Lindenberg, que assina a direção de criação da estratégia, criada por Javier Talavera e Rita Corradi.

O Let’s Do It! é um projeto internacional já adotado por mais de 20 países, entre eles Portugal, Índia e Ucrânia e que, pela primeira vez, chega ao Brasil. Até 26 de setembro, o Limpa Brasil Let’s Do It! realizará mutirões de limpeza com a participação da população em sete cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Brasília, Campinas e São Paulo.

A expectativa é que 350 mil pessoas participem da ação, patrocinada pelas empresas Oi, Vale e Banco do Brasil; e apoiada por veículos de imprensa como Rede Globo, TV Cultura, MTV e Trip Editora. “A Leo Burnett Tailor Made deu uma ajuda tremenda ao projeto, posso afirmar que foi uma parceria de sucesso”, afirma Vani Canal, gerente geral da Atitude Brasil, empresa especializada no desenvolvimento de projetos com foco em educação e sustentabilidade. Os interessados em colaborar devem se cadastrar no site do movimento. 

por Heloísa de Oliveira