Levi's deixa carteira da Wieden+Kennedy globalmente
A Levi’s está saindo da carteira da Wieden+Kennedy, agência global do anunciante, após cinco anos de relacionamento. De acordo com comunicado assinado por ambas as pastes, o desligamento acontece de forma amigável e sem razões concretas aparentes – já que o anunciante não indicou seu novo parceiro.
A marca de jeans é marcada por seu relacionamento histórico com a BBH, que durou nada menos que 28 anos e terminou oficialmente em 2010, quando parte da conta já estava na W+K. Foi do escritório londrino da rede a criação da icônica campanha do também icônico modelo 501, lançada em 1995 com a trilha sonora de “Bombastic”, do cantor americano Shaggy, centrada em um filme de um minuto produzido em stop motion (relembre aqui). Por parte da W+K, ganha destaque a campanha “Go Forth”, em tom patriótico para o mercado dos Estados Unidos, elaborada pela agência em Portland.
Oriunda da empresa Levi Strauss & Co, fundada em 1853, a Levi’s é uma das marcas de jeans mais famosas ao redor do mundo. Porém, sua verba publicitária vem, de longa data, sendo pouco relevante para as grandes agências. De acordo com dados do Advertising Age, o montante investido em mídia pelo anunciante nos EUA em 2012 foi de US$ 39,4 milhões, algo próximo aos R$ 90 milhões.
No Brasil, a conta estava na W+K São Paulo há três anos, desde que saiu da carteira da Neogama/BBH. Com o fim da parceria global, o cliente também deixa a carteira da agência localmente e, de imediato, fica sem parceiro de comunicação definido. Nos últimos anos, porém, o anunciante dedicou pouquíssima verba exclusiva para o mercado brasileiro, exigindo pouco do potencial criativo das agências brasileiras.