LG investirá R$ 40 milhões em comunicação no Brasil

 

A LG deu o pontapé inicial para o seu maior investimento em comunicação no Brasil. Apostando em uma estratégia que tem o conteúdo como pilar central, a marca de eletrônicos aplicará R$ 40 milhões só no lançamento da campanha, com criação assinada pela Y&R e que tem Seu Jorge como astro, além da direção de Spike Lee nas versões de filme e videoclipe. O tema da estratégia de comunicação, que deve perdurar até 2016, é “Sua arena LG”.

Pegando carona no movimento de modernização e ampliação da estrutura e conforto dos estádios brasileiros, a empresa quer que a casa de seus clientes também se torne uma “arena”. “Temos um portfolio competitivo em diversas categorias: televisores, linha branca, celulares, smartphones, ar condicionado e tablets, que podem transformar uma casa em uma arena. O objetivo é fazer com que o consumidor não tenha apenas aparelhos de última tecnologia, mas que sinta orgulho de chamar as pessoas para suas casas”, afirma Pablo Vidal, diretor de marketing da LG no Brasil. “A ideia é falar muito com o torcedor. A maioria das pessoas assiste tudo em sua casa. Onde você curte e tem a experiência é em casa. E com isso ele vai ter o orgulho de ter o produto e mostrar para os amigos”.

A nova diretriz de comunicação está sendo tratada como chave para os negócios da LG no Brasil. Depois de um crescimento de receita de 45% em 2013 em relação ao ano anterior, a expectativa da empresa é que com esta nova estratégia, o crescimento em 2014 se mantenha na faixa dos 15% no País, a segundo maior operação da LG no mundo. O principal objetivo da companhia é avançar nos produtos que se encaixam na categoria premium, que corresponde hoje a 1/3 das referências no mercado.

Conteúdo é chave

A inovação vem especialmente no modo de veicular a campanha. Em vez de ir direto na publicidade tradicional, a LG propõe uma aposta no conteúdo. O grande marco da estratégia é o videoclipe da música “Mais uma vez (Festa Brasileira)”, interpretada por Seu Jorge e que terá direção de Spike Lee, de filmes como “Malcolm X” e “Faça a coisa certa” e uma série de comerciais para Lee (501), Converse e Jaguar, entre outras marcas.

“O que a gente viu foi que o conteúdo é a chave. A gente vai assistir o que é relevante pra nos, não o que a marca diz. Não adianta gastar milhões para repetir a mesma coisa e colocar na sua cabeça, isso não é interessante. O que é interessante pra você? O que eu posso criar?”, diz Vidal. “Estamos aprendendo muito com o consumidor. As marcas tradicionalmente tinham um jeito mais arrogante ‘eu sou a marca, tenho o produto e o dinheiro e falo o que eu quiser’, mas isso mudou muito”, afirma.

O clipe, com produção da Vetor Zero/Lobo, rodará na próxima semana, e será lançado ainda neste ano, bem como a promoção de mesmo nome, que deve ser adotada por 65% do varejo. Enquanto isso, os desdobramentos em peças publicitárias em filme, online e impresso devem ser feitas apenas em 2014.