Liberty Global compra Virgin Media por US$ 23,3 bilhões

A Liberty Global, empresa americana de TV por assinatura, finalizou a negociação para compra da Virgin Media por US$ 23,3 bilhões. A aquisição foi confirmada nesta quarta-feira (6), quando a Virgin, que tem como principal foco de atuação o Reino Unido, divulgou seus resultados financeiros. O acordo, porém, ainda está sujeito à aprovação dos acionistas de ambas as empresas.

A aquisição torna a Liberty a maior operadora de televisão a cabo na Europa, tendo cerca de 80% de sua receita vinda de cinco países onde mantém operações: Reino Unido, Alemanha, Bélgica, Suíça e Holanda.

Por comunicado, as empresas informaram que a Virgin continuará como marca de suas operações no continente, mas o controle passará à empresa americana. Poderá haver, porém, troca de provedores de serviços digitais, como a substituição da TiVo (Virgin) pela Horizon (Liberty).

De acordo com o site Brand Republic, Richard Branson, um dos fundadores do Virgin Group, disse que o acordo é “bom para a companhia e para seus consumidores”. “Juntas, a Liberty e a Virgin estão em uma grande posição para reestruturar a indústria e levar toda a força da tecnologia digital para os consumidores britânicos”, concluiu.