Lide debate saúde e bem-estar

Com a presença de Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, e David Uip, secretário da saúde do estado, o Lide, do empresário João Doria Jr., promoveu em São Paulo no dia 8 de maio o 4º Fórum da Saúde e Bem-Estar, que abordou principalmente assuntos como maturidade, tecnologia e qualidade de vida.

Entre os participantes estiveram o médico psiquiatra Flávio Gikovate, que afirmou que a “maturidade emocional independe da idade física da pessoa. “Ao contrário: precisa começar logo na infância. O amadurecimento é um processo contínuo”, diz, explicando que a maturidade gera otimismo. “O envelhecimento acompanhado de maturidade emocional é muito melhor. As pessoas aceitam com mais serenidade as limitações da velhice e aproveitam melhor seus benefícios”, afirma.

Silvano Raia, professor emérito, ex-diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e membro da Academia Nacional de Medicina, falou sobre qualidade de vida, sobretudo as transformações pelas quais o cérebro passa ao logo da vida e a forma pela qual as informações são captadas e transmitidas pelos neurônios. Um dos fatores que Raia levantou foi o chamado fenômeno espelho: toda vez que uma pessoa presencia uma ação, alguns neurônios são acionados. Se ela tenta repetir essa mesma ação, os mesmos neurônios são acionados. “Isso explica que tudo o que nós sabemos resulta da cópia do que outros fizeram antes. A experiência da presença e do exemplo é a melhor forma de educação”, ressalta.

 

O encontro teve também a assinatura de um acordo bilateral para o desenvolvimento de programas de tecnologia em conjunto. O acordo foi formalizado por Claudio Lottenberg, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, e Marta Oliveira, diretora de desenvolvimento setorial e diretora-presidente substituta da Agência Nacional da Saúde (ANS).