LIDE pede que varejo olhe para o setor de forma vanguardista
Evento foi realizada na última sexta-feira (15) e reuniu empresários e executivos para debater as transformações e as tendências do setor
"As empresas brasileiras deveriam tirar o foco da equidade competitiva nacional para olhar o mundo e entender a transformação do nosso setor". Essa foi a fala do presidente do LIDE Comércio e fundados do Gouvêa Ecosystem, Marcos Gouvêa, durante o Seminário LIDE | Varejo, realizado na última sexta-feira (15).
O evento, que teve patrocínio de Atlas Renewable Energy, CNC, Magalu, PWC, Scanntech, reuniu empresários e executivos para debater as transformações e as tendências do setor.
Ao longo de sua fala, Gouvêa também pediu que os empresários olhassem para o setor varejista de uma maneira "mais vanguardista", mas que não deixassem de lado a importância das operações globalizadas.
A fala foi de encontro com o depoimento de Jorge Gonçalves, presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), que debateu sobre a importância da atualização constante da legislação para se adaptar aos novos recursos e as novas tecnologias.
Otimização
Alexandre Birman, CEO da Arezzo, foi um dos nomes que marcaram presença no evento e usou seu tempo de fala para defender que o varejo otimize os pontos de contatos com o consumidor para garantir uma melhor experiência.
"Temos a missão de estimular o desejo e melhorar a experiência, justamente para entregar para a cliente o melhor possível da melhor maneira possível. Reduzir os pontos de contato com o consumidor é um desafio necessário. É preciso adaptar a operação para oferecer segurança. Adotar o modelo da fábrica-consumidor é fundamental para que a gente possa desenvolver um ambiente competitivo", ressaltou o executivo.
Além de Birman, Jordana Barros, COO da Telhanorte-Tumelero, também marcou presença e debateu sobre a importância da jornada de compra na fidelização do cliente. Segundo ela, o setor precisa melhorar a logística e aprimorar a experiência do consumidor.
Adaptabilidade
O fundador e CEO da Petz, Sergio Zimerman, chamou a atenção sobre a importância de proteger o setor diante de eventuais competições a partir de players internacionais que não são submetidos, em algumas fases de operação, à legislação brasileira.
Enquanto isso, o vice-presidente Institucional da Multiplan, Vander Giordano, afirmou que o segmento não pode permanecer estático e, portanto, tem demonstrar adaptabilidade constante. "Naturalmente, quem é do varejo, tem de olhar a frente. A evolução do shopping permanece físico, com muito comércio, mas agora um importante lugar para experiências", explicou.