Líderes apostam em diversificação dos canais de mídia e tecnologia
Para seguir inovando e atendendo à demanda do consumidor mais exigente, executivos investem em conteúdo premium e multiplataforma
A edição do PROPMARK desta semana traz o Especial Profissionais de Veículo, que destaca os executivos que estão à frente dos principais meios de comunicação do país. Não é fácil gerir um segmento em constante mutação. Os profissionais têm de enfrentar as turbulências e estar sempre atentos às mudanças de perfil e comportamento daquele que é o seu principal ativo: o leitor, o espectador, o ouvinte.
Para manter viva a atividade, os esforços são enormes. Mas nada que não se resolva com análises de mercado e uma boa dose de coragem. A Globo, por exemplo, destaca as oportunidades da TV conectada. “O crescimento da TV conectada traz o melhor de dois mundos: a união da tela grande, que sempre foi sinônimo de conteúdo premium, atenção concentrada e um lugar seguro; e do digital, que reflete a assertividade e o surgimento de novos formatos”, diz Manzar Feres, diretora de negócios integrados em publicidade da Globo.
Já a Record defende a força da TV, sua versatilidade e presença ainda massiva nos lares brasileiros, enquanto a tecnologia permite que a TV aberta esteja em qualquer device. “É importante mostrarmos a real força. Além de alcance, a TV aberta possui grande versatilidade, proporcionando soluções de negócios cada vez mais inovadoras, através do seu conteúdo e aliada a outras plataformas”, fala Alarico Naves, superintendente-comercial e multiplataforma do Grupo Record.
O SBT aposta nas mudanças rápidas no consumo de vídeo com melhores oportunidades polarizadas entre TV e experiência digital. “Para qualquer profissional, sem dúvida, é uma experiência ímpar. Hoje, o desafio está ligado à gestão de pessoas com inclusão e diversidade”, comenta Fred Müller, da área de negócios do SBT.
E para a TV Bandeirantes, embora tenham trazido mais complexidade ao ambiente da mídia, as novas tecnologias, formatos e plataformas abriram mais acesso ao investimento, democratizando a compra, antes mais onerosa. “O principal sucesso da TV Bandeirantes, hoje, é o Jornal da Band. Masterchef, Faustão na Band e Fórmula 1 são outros programas de sucesso, que vêm logo depois do telejornal”, diz Cris Moreira, diretor-geral de comercialização do grupo.
As emissoras de rádio, que há muito aprenderam que é investindo no novo que se sai de crises, também aposta na inovação para continuar cada vez mais relevante. É o caso da Antena 1, que conta com constante investimento em equipamentos de ponta não apenas no online, mas também no onAir. Katia Zaratin Santacroce, gerente-comercial da Antena 1, afirma que as estratégias comerciais e as expectativas para este ano giram em torno do crescimento em todas as esferas.
A Exame aposta na contratação de profissionais com capacidade de enxergar novos horizontes, explorando inclusive inteligência artificial. A revista está cada vez mais focada em se desenvolver como mediatech. O CMO, Fernando Miranda, afirma que um dos grandes desafios hoje é “manter sempre uma conversa relevante com o cliente, trazendo novidades”.
As principais ações da Folha de S.Paulo em termos de inovação na publicidade e estratégias comerciais passam pela multiplataforma e diversificação de opções de conexão. É o que relata Marcelo Benez, diretor-executivo comercial da empresa.
José Roberto Maluf, presidente da TV Cultura, é outro profissional de veículo que compõe este especial. Ele conta que, desde que assumiu a gestão, o objetivo era que a TV Cultura estivesse disponível no máximo de telas possível, ao alcance de todos. “Investimos em equipamentos modernos, lançamos uma infinidade de programas e avançamos pelo Brasil”, afirma, que diz entender ainda que a palavra “inovação” não pode estar dissociada da ideia de cultura de um povo, assim como a educação, o turismo e o jornalismo independente. “Tudo isso resulta no conceito de economia criativa, ideia tão em voga hoje em dia.”
Paulo Pessoa, diretor-executivo do mercado anunciante do Estadão, fala das principais ações para o aprimoramento nas entregas que o Estadão Blue Studio faz em termos de conteúdo de qualidade e alta performance. Segundo ele, um time que está preparado para enxergar as dores dos clientes e apresentar soluções, que são desenvolvidas a quatro mãos. “As entregas são mensuráveis e refletem os desafios do cliente, podendo passar por geração de leads, discussão da sociedade civil com autoridades do setor, entrega de conteúdo que a marca pode utilizar de maneira livre em suas plataformas.”
O UOL, no ar desde 1996, formou profissionais que atualmente lideram a transformação dos negócios de mídia. Um deles é Paulo Samia, hoje CEO do grupo, que possui 108 milhões de usuários únicos, com 82% de alcance da internet brasileira, atrás apenas de Google e Facebook. “Temos, principalmente, a presença de plataformas, que distribuem conteúdo, fazendo papel de veículo também”, ressalta Samia, que difunde a cultura colaborativa para ajudar na troca de conhecimento e entendimento do cenário de mudanças. “É difícil pessoa que tenha todos os skills”, observa. Veja a seguir detalhes desta e das outras entrevistas. Boa leitura!
(Crédito: Kaitlyn Baker na Unsplash)