Líderes de marketing: uma maratona ou tiro de 100 metros?
Quando projetamos o futuro do marketing caímos – quase que invariavelmente – em algumas armadilhas. O impulso natural é se apoiar em ferramentas e conceitos que tornam a disciplina mais estruturada, mais eficiente, mais precisa, mais conectada com a nova realidade do consumidor: pensamos em big data, omnichannel, inteligência artificial, bots, mobile marketing… Isso não está errado, está tudo correto: tais ferramentas podem e devem fazer parte do dia a dia do profissional de marketing. Existe hoje uma corrida de 100 metros dentro das áreas de marketing para (re)descobrir qual forma é mais eficaz para se comunicar, como posicionar produtos e marcas, em quais mídias/canais, como não mais ‘categorizar’ os consumidores e isso tudo sendo transparente e zero invasivo. Haja fôlego!
Mas nada – nenhuma tecnologia de última geração – nos prepara para lidar com o fator humano, essa é uma habilidade nata, que precisa ser desenvolvida. Nada pode sobrepor o principal: marketing é feito por pessoas, para pessoas e nós – invariavelmente também – somos feitos de histórias. Não uma história de 100 metros, mas uma maratona. Ok! Eu sei que somos um pouco Eliud Kipchoge, o queniano que bateu o incrível recorde dos 42 km. Temos pressa, brigamos com o relógio, mas – ainda sim – somos moldados pela história que construímos ao longo de nossa carreira. E é disso que se trata o livro Líderes de Marketing, que nós da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) organizamos em parceria com a Editora Leader. Reunimos 29 líderes de marketing de empresas para contar um pouco de suas histórias – as de 100 metros e as de 42 km – à frente de grandes marcas e empresas.
Sucessos, fracassos e, sobretudo, o percurso, a caminhada. Há cases corporativos, pessoais, de gestão, mudanças de rotas e vida. Todos inspiram! A lista é longa, mas vale citar cada um dos autores das histórias que vão ler, além da minha que também estará lá. Vamos contar com Adriana Moucherek (Ajinomoto); Ana Paula Castello Branco (TIM); Ana Paula Duarte (Unilever); Andre Chevis Svartman (Saint Gobain); Andrea Naccarati de Mello; Celio Ashcar Jr. (Aktuellmix/Ampro); Daniel Calderoni (Mars); Daniela Cachich (PepsiCo); Daniela de Fiori (Diageo); Edmar Bulla (Croma); Elisa Prado (Vivo); Enio Vergeiro (Q&A/APP); Fabiana Araujo (Barilla); Fernando Cosenza (Sodexo); Gisele Alves (Verizon); José Saad Neto (GoAd Media); Loraine Ricino (GOL); Fernando Guntovitch (The Group); Marcelo Albertotti (Hypera Pharma); Marcia Esteves (Lew’Lara); Marina Mizumoto (Lactalis); Patricia Macedo Garcia (Kimberly Clark); Renata Brasil (Hypera Pharma); Renato Camera (GlaxoSmithKline); Sarah Buchwitz (Mastercard); Suzana Pamplona (Natura); Vivian Haag Leite (Tetrapak) e Wagner Mendes (Asa Indústria). Com prefácio de Nelcina Tropardi, da Heineken, presidente da ABA. Ufa! Haja fôlego 2!
O livro não deixa de ser um extrato do que vimos em nossos eventos, meeting’s e worshops ao longo do ano. Um pouco desse mix: como a tecnologia dominou nosso mercado e como a inteligência emocional (nada artificial) confluem. Como se tornou importante – para não dizer fundamental – ter propósitos claros e genuínos, como termos como empatia, sororidade, equidade – que são essencialmente humanos – ganharam relevância similar a termos como BI business intelligence, PLG (Product-led growth) ou Inbound Marketing.
As histórias são um deleite e, também, um guia em primeira pessoa de alguns dos profissionais mais premiados e reconhecidos do mercado, de como enxergam o marketing e como ele é fundamental para a engrenagem dos negócios. Pode ser uma inspiração, um manual ou só uma distração. Mas ele tem de fazer parte da biblioteca – virtual ou não.
Sandra Martinelli é presidente-executiva da ABA (sandramartinelli@aba.com.br; rios.dg.1@pg.com)