Lions Health e Lions Innovation vão somar pontos para GP de Agência do Ano

 

Os prêmios conquistados nos dois novos festivais que acontecem paralelamente ao Cannes Lions 2015, o Lions Innovation e o Lions Health – cuja primeira edição aconteceu este ano –, vão contar pontos para o cobiçado Grand Prix de Agência do Ano no maior festival de criatividade. A novidade foi contada pelo CEO do Cannes Lions, Philip Thomas, que esteve na tarde desta terça-feira (9), em São Paulo, na sede do Estadão, representante oficial do festival no país, para apresentar um balanço do Lions Health.

Em sua apresentação, Thomas destacou a relevância da criação de um festival independente focado no setor de saúde e bem-estar, “uma área muito difícil para a comunicação das marcas, por causa das leis e regulações”. “O desafio deles é grande, porque além das leis que precisam seguir, ora eles comunicam para o paciente, ora para os médicos, ora para o governo”, ressaltou o CEO de Cannes.

O executivo disse que a criatividade é o que move os negócios e que há muitas evidências de que a propaganda premiada vende mais produtos. “A criatividade muda os negócios e o mundo. E a indústria de health care precisa de ajuda, tudo nela é muito difícil”, falou ele.

Thomas também indagou aos presentes por que o Brasil teve tanto sucesso no Lions Health, encerrando a primeira edição como o país mais premiado, com um total de nove Leões.  “Alguém pode me dizer por que”, perguntou ele. Entre as agências brasileiras, o destaque foi para a Leo Burnett Tailor Made, com cinco troféus – sendo um de ouro em Health & Wellness, com o case “Meu Sangue é Rubro-Negro”, para o Vitória da Bahia/Hemoba. Borghi/Lowe e JWT tiveram dois Leões cada – esta última, o único da área de Pharma.

O Grand Prix do festival foi concedido ao Japão, com case da Dentsu Nagoya para clínica obstétrica Bell-Net. Também foi definido um GP for Good para o evento, que destaca um dos trabalhos merecedores de ouro e voltados para ONGs ou entidades sociais. O trabalho foi “Cancer tweets”, da Leo Burnett Bogotá para a Liga Contra o Câncer, da capital colombiana.

O Lions Health será realizado nos dias 19 e 20 de junho, enquanto o Cannes Lions, de 21 a 27. Já o Lions Innovation, que terá duas categorias – Creative Data Lions e Innovation Lions –, voltadas para dados, inovação e tecnologia, acontece dias 25 e 26 do mesmo mês. “Precisamos dar mais atenção à tecnologia, fazemos pouco isso hoje”, ressaltou Thomas. O festival já divulgou os dois presidentes de júri da primeira edição do Lions Innovation – o CEO global da Y&R, David Sable, vai presidir o julgamento dos trabalhos em Creative Data Lions e o CCO global da R/GA, Nick Law, será o responsável pelo júri do Innovation Lions.

2014

Além da premiação, o Lions Health 2014 contou com 17 seminários, envolvendo 40 palestrantes. Mesmo em sua primeira edição, teve mais de 1,4 mil cases inscritos de 49 países – sendo 98 trabalhos das agências brasileiras.

O julgamento é dividido em duas áreas: Pharma, para produtos que necessitam de prescrição médica; e Healh & Wellness (Saúde e Bem-estar), para linhas OTC (Over the Counter, sigla criada nos Estados Unidos para indicar medicamentos de venda livre).

Rui Piranda, diretor-executivo de criação da FCB Brasil, em Health & Wellness, e Mauro Arruda, CCO da Havas Life São Paulo, em Pharma, foram os representantes brasileiros no júri.