Live marketing está otimista com busca por mais experiências

Em 2019, o live marketing assumiu um papel de protagonista no mercado de comunicação. A observação é de Celio Ashcar Jr., sócio da Aktuellmix.

Segundo o executivo, todas as marcas procuraram realizar experiências únicas e marcantes ao longo do ano, seja no ao vivo ou no digital, e isso deixa o grande aprendizado para o setor em 2020: focar em pessoas. “As relações humanas terão um maior destaque em nossa sociedade. As marcas serão apenas palco para que as pessoas brilhem”, avalia.

Celio Ashcar Jr., da Aktuellmix, vê ano como promissor e destaca foco em pessoas

O executivo conta que o último ano teve reestruturação de algumas áreas, como criação, planejamento e produção, para garantir excelência nas entregas. E a ideia, em 2020, é ter um time mais forte, focado no cliente e seguindo a filosofia de trabalho: “pessoas + ideias”.

Agência do Ano no Ampro Global Awards, premiação promovida pela Associação de Marketing Promocional, a BFerraz deve continuar em 2020 com o fortalecimento das três verticais de negócios: o BRetail, BInteractive e o BExperience.

O CCO Enrico Benetti destaca o primeiro, que já chega com a aquisição da Score Group, e comenta que as três se tornaram responsáveis pela maior operação de retail marketing do Brasil. “Também continuamos com o processo de expansão regional, com aquisição de novas agências pelo Brasil, no Nordeste e no Sul. Além da consolidação internacional, agora que vamos completar aí quase cinco anos de operação no México. Tudo isso sempre orientado por uma visão de dados e transformação digital”, acrescenta.

Enricco Benetti, da BFerraz: expansão e fortalecimento de verticais

Já para Fernando Figueiredo, CEO da Bullet e do Grupo Talkability, 2020 promete ser um ano de recuperação para vários setores. Ele avalia que a indústria mostra sinais de recuperação e tudo indica que haverá uma estabilidade nos próximos anos. Ainda em sua avaliação, isso faz com que a indústria invista, mas também queira retorno de cada centavo investido. E nesse sentido o papel de promover engajamento de marcas fica ainda mais acentuado. “Fazer com que o consumidor coloque a marca no seu radar, experimente, compre, recompre e, nos dias de hoje, recomende. O retorno sobre o investimento precisa ser muito presente”, diz.

A visão otimista também é citada por Ashcar. Para ele, o ano de 2020 será promissor. “O Brasil está entrando num bom momento na economia, que refletirá em nosso mercado. Claro que ainda temos muito o que melhorar, principalmente em bandeiras sociais”, pontua.

Aprendizados
Na avaliação de Benetti, entre os aprendizados para o ano estão a questão da velocidade e da agilidade que o mundo pós-digital exige. “Isso se reflete muito no nosso modelo organizacional, na forma como a gente se estrutura e como cria a cultura organizacional dentro da agência. Foi um grande aprendizado e continuará em 2020”, diz. Ele também observa o entendimento da migração do dinheiro sendo trabalhada de forma diferente. “As empresas passaram a investir não só em campanhas, mas principalmente com foco em performance e conversão de vendas, um marketing orientado em métricas de vendas e engajamento.”

Outro detalhe que precisa ser considerado, segundo Figueiredo, é as agências não serem mais vistas como uma caixinha nem trabalhar em uma. “Somos uma agência que cria soluções para o negócio do cliente através da ideia. Mas isso demanda aculturamento da agência, dos profissionais e do cliente. Leva tempo, mas estamos chegando lá.”

Fernando Figueiredo, da Bullet e do Grupo Talkability: recuperação de vários setores