Livraria Cultura se manifesta sobre denúncias de assédio
Denúncias de três ex-funcionários da Livraria Cultura para o site Passa Palavra, postadas no último domingo, 21, viralizaram nesta semana. Condutas de assédio moral, perseguições, demissões por justa causa por motivos indevidos e descumprimento de leis trabalhistas teriam acontecido entre 2013 e 2016. Os relatos citam determinações e atitudes de Pedro Herz, dono da rede de livrarias, e sua família; e do Banco Itaú, que presta serviços de administração para a Neo Investimentos, gerenciado pelo fundo Capital Mezanino, que possui parte das ações da empresa.
Com a repercussão, o portal publicou ainda novos relatos nesta semana, que tiveram origem em uma thread do Twitter realizada por outro ex-colaborador da empresa.
Com a enxurrada de comentários negativos nas redes sociais, a Livraria Cultura utilizou seus canais oficiais para se manifestar sobre o tema. Em nota, a empresa afirma possuir “uma equipe maravilhosa e lojas lindas” e convida o público a “refletir sobre tudo o que lê”. Confira o posicionamento na íntegra:
Estamos muito tristes com as declarações que têm sido feitas sobre a nossa empresa.
Temos muito orgulho da Livraria Cultura. Nossa equipe é maravilhosa e nossas lojas são lindas. Somos um time que gosta de trabalhar muito e continuaremos fazendo isso para entregar conhecimento e cultura para os brasileiros, além de um serviço incrível.
Valorizamos todas as pessoas, a diversidade e a liberdade de expressão, por isso lamentamos as distorções, mas respeitamos o direito de cada um dizer o que pensa. Nossas portas estão abertas para receber os clientes e também os críticos dispostos a nos conhecerem de perto. E convidamos você a refletir sobre tudo o que lê.
No entanto, até o momento, ao invés de apaziguar os ânimos, a declaração da empresa tem gerado mais relatos de assédio moral, convites a boicotes e (como não poderia deixar de ser!) memes. Veja alguns deles:
– pai, os funcionários sofrem assédio moral e lidam com jornadas abusivas e cortes de salários
– sou lindo pic.twitter.com/6wikt7Cm3K— ombudsgirl da internet (@raulaniava) April 25, 2019
Eu só consegui lembrar disso #livrariacultura pic.twitter.com/leoYscERW4
— Karla com K de kkkkkkkk (rindo de nervoso) (@Tudo_Azulll) April 26, 2019
Eu nunca mais coloco os pés na livraria cultura. E olha que eu era uma cliente compradora assídua. #livrariacultura https://t.co/IxOPkCvZIJ
— Dory (@reginacsm) April 24, 2019
#livrariacultura pic.twitter.com/qxhMJAlN7d
— Jenifer do Tinder (@quengagoodvibes) April 26, 2019
SIGAM ESSA THREAD E BOICOTEM O QUE AINDA RESTA DA #LIVRARIACULTURA. https://t.co/xx0yUhZhzr
— O livreiro de Cabul (@cajuneon) April 24, 2019
Apesar das reclamações e pedidos para que a empresa seja mais transparente em relação às questões trabalhistas, a Livraria Cultura não comentou mais sobre o caso e continua utilizando suas mídias sociais para publicação de conteúdos literários.