Livro do jornalista Nelson Cadena mostra festas baianas
Desde o registro da primeira festa popular da Bahia, identificada como a celebração de Corpus Christi em 13 de junho de 1549, segundo relatos do Padre Nóbrega, o livro aborda as principais manifestações festivas, extintas e existentes, contando suas respectivas origens, influências e transformações. O autor destaca que atualmente são celebradas 24
festas populares na Bahia, entre elas as do Senhor do Bonfim, Iemanjá, 2 de Julho, Boa Morte de Cachoeira, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Purificação de Santo Amaro, Conceição da Praia, Lavagem de Itapoan, Festa de Reis e Santa Bárbara.
Sobre as festas já extintas, Cadena ressalta o “caráter espetaculoso”, com muitas alegorias e representações teatrais de eventos como os das festas da Rasoura, Onze Mil Virgens e Fogaréus. O livro traz ainda curiosidades históricas, como o costume de famílias abastadas que celebravam o Ano Novo doando um escravo como presente para os amigos mais próximos.
No dia do lançamento do livro, que acontece no Shopping da Bahia (Iguatemi), também será inaugurada uma exposição com 30 painéis com fotos e textos das principais festas populares da Bahia. A mostra, com curadoria de Nelson Cadena, fica em cartaz até 16 de fevereiro.
“Festas Populares da Bahia. Fé e Folia” é o oitavo livro de Nelson Cadena. Entre outras obras do autor estão “50 Anos da Associação Baiana de Imprensa” (1980), “25 Anos da Melhor Propaganda Brasileira” (1991), “Tudo que você precisa saber para se dar bem na Bahia” (1995), “450 Annos de Propaganda na Bahia” (1999), “100 Anos de Propaganda no Brasil” (2000), “A Viagem. Uma crônica hippie dos Anos 70” (2004) e “História do Carnaval da Bahia” (2014).