Livro fala sobre os precedentes que as pessoas abrem

O livro Precedentes, de Greiga Machado e Dani Batalha, chega ao mercado como uma reflexão sobre a abertura de precedentes que as pessoas abrem para os outros ao longo da vida. A publicação da editora Guismofews reúne 15 histórias de pessoas reais (as autoras, inclusive) e suas reações diante das situações de impasse. De maneira dinâmica e bem humorada, o livro tenta mostrar que é possível reconhecer – e até reverter – comportamentos com potencial para se tornarem regras. “Eu costumo dizer que basta estar vivo para abrir precedentes. Corremos o risco de fazer isso o tempo inteiro, mas principalmente quando cedemos à vontade do outro. Abrir tantos precedentes traz consequências para a nossa vida e é importante estarmos atentos a isso para saber lidar com a situação no futuro”, explica Greiga.

Divulgação

No livro, há relatos de precedentes abertos no trabalho, na vida pessoal e, principalmente, nos relacionamentos. “Uma das crônicas trata de uma mulher que, por insegurança, não conseguia desde criança tomar sozinha decisões sobre a própria vida – o que comer, o que vestir, o que ler, entre outras coisas – e ao, se casar, delegou essas funções ao marido abrindo um precedente que gerou uma série de problemas para a relação”, destaca Dani.

Apesar de algumas histórias não terem um “final feliz”, as autoras ressaltam que os objetivos do livro são justamente ajudar as pessoas a, por meio dos exemplos, identificarem precedentes antes de abri-los e analisar os já abertos para conseguir evitar a incidência de novos. “Todo início de ano as pessoas, de uma maneira geral, costumam fazer reflexões sobre a vida e sobre como se tornar uma pessoa melhor e a análise a respeito dos precedentes abertos em suas vidas é um excelente pontapé inicial”, sugere Greiga.