Livro relembra slogans e bordões publicitários
“Ame-o ou deixe-o”, “Tem 1001 utilidades”, “Bonita camisa, Fernandinho”, “Anúmero 1”. Todos estes bordões e slogans de campanhas que fizeram sucesso e até hoje não saem da cabeça do consumidor e são o tema do livro “Bordões, slogans & conceitos”, que Elóy Simões lança pela Editora Unisul.
A obra conta com cinco mil registros de slogans e conceitos utilizados pela propaganda, de assinaturas de campanhas a frases musicadas, que ajudaram a divulgar e vender produtos e serviços de todos os tipos. O material, reunido em três anos de pesquisa e que não passou por nenhum tipo de curadoria, está reunido em 200 das páginas do livro.
Outras 60 páginas estão dedicadas a uma tese do autor, a da “morte” do bordão. “Na época do slogan, o publicitário criava a campanha e depois escolhia uma frase para colocar em todos os anúncios do produto. Esse slogan nascia de um raciocínio criativo. Hoje eu defendo a ideia que essa forma de criação deve ser substituída pelo conceito”, afirmou Simões.