Locaweb investe em TV para melhorar percepção da marca
Luis Carlos dos Anjos, Wellington Souza, Daniela Veronese e Leandro Marques
A Locaweb, líder em serviço de hospedagem de sites no Brasil, quer tornar sua marca mais conhecida. Para isso, a empresa, que originalmente nasceu na internet, recorreu à força da televisão. No primeiro semestre, fez uma campanha com foco em TV aberta e TV fechada que ficou no ar três meses e ajudou a melhorar a percepção da marca e também impulsionar as vendas da companhia, que tem cerca de 1.100 funcionários.
“A Locaweb estava há dois anos sem ir para a TV, uma mídia que ajuda bastante no reconhecimento de marca, na percepção do público. O ideal é fazer uma campanha dessa por ano, a gente estava investindo muito em performance. Foi um erro nosso ter dosado de maneira inadequada muito para performance e tirado o investimento de mídia”, avalia Luis Carlos dos Anjos, gerente de marketing institucional da Locaweb.
Segundo o executivo, a empresa planeja, a partir de agora, colocar no ar pelo menos uma campanha de mídia por ano. A última campanha – assinada pela SapientNitro – tem a atriz Deborah Secco como protagonista, e traz como mote a ideia de que se a empresa não tiver preparada na internet, perde a oportunidade. “Fizemos uma concorrência para essa campanha. A Ref é a nossa agência offline, a de performance é a Jotacom. Como fazia um tempo que a não íamos para a TV, queríamos ouvir algumas ideias e a SapientNitro surpreendeu”, conta dos Anjos.
Tradicionalmente mais forte entre as pequenas e médias empresas, o objetivo agora é mirar as grandes companhias. “Estamos num trabalho intenso de marca e posicionamento para mostrar que conseguimos atender às grandes companhias. Hoje já temos dentro de casa gigantes como Marisa e Sephora. Para essas marcas, provisionamos toda a infraestrutura de e-commerce. A Black Friday é uma época em que essas empresas têm uma demanda grande”, explica Daniela Veronese, gerente de marketing da Locaweb.
Além da liderança no serviço de hospedagem de sites, com mais de 200 mil clientes, a Locaweb também está focando na oferta de serviços de e-mail marketing e e-commerce. Por isso, comprou recentemente duas empresas nessas áreas: a All In, que faz disparos de e-mails baseados em comportamento dos usuários, e a Tray, especializada na construção de loja virtual, que tem Leandro Marques como presidente. A Locaweb decidiu manter as marcas das empresas. “A gente atende desde um empreendedor pequeno, com uma solução para a criação de um site, com um custo mensal de R$ 12,90, até grandes clientes”, destacou dos Anjos.
“Com todas essas soluções, conseguimos fazer o cross-sell para as empresas. A All In teve um crescimento enorme no último ano com as PMEs. Com essa crise, os clientes pequenos estão preocupados em mandar conteúdo certo para as pessoas certas”, falou Wellington Souza, gerente de marketing da All In.
Em 2014, o faturamento declarado da Locaweb é de R$ 284 milhões. Para 2015, a previsão é fechar o ano com crescimento de dois dígitos.