Loducca completa time sênior
Mais um diretor-geral integrará o time da Loducca: Fernão Cosi, que estava há 17 anos na AlmapBBDO, chega à casa em janeiro para assumir a função no atendimento. A vinda de Cosi marca o fim de um ciclo de contratações iniciado em meados do ano, quando a agência anunciou que iria para o mercado captar talentos para um novo círculo de cargos criado pela companhia.
Nos últimos meses, foram contratados Adriana Favaro como diretora-geral de mídia, Daniel de Tomazo para a diretoria-geral de planejamento e Sérgio Mugnaini como diretor de criação. Mugnaini juntou-se a Fabio Saboya e Cássio Moron, já presentes na casa. A prospecção de novos nomes é para dar nível de senioridade à agência, explica Celso Loducca, fundador e um dos sócios da empresa. “Passamos a ter time sênior ímpar. Quanto mais gente boa trabalhando em conjunto, melhor será o trabalho”, avalia.
O ciclo faz parte de uma reestruturação que começou no ano passado, quando Loducca anunciou que havia completado o seu “time dos sonhos” com a chegada de Ken Fujioka como sócio para responder pelo planejamento. A criação dos postos de diretores-gerais é de nomes de peso no mercado para atuar diretamente ao lado dos parceiros societários – André Paes de Barros, Guga Ketzer, Daniel Chalfon e Fujioka.
Do ponto de vista estratégico, a movimentação da agência é para prepará-la para um cenário otimista de investimentos que marcas devem fazer no Brasil. “Acreditamos que nos próximos anos, apesar do pessimismo de alguns, o país vai crescer e o negócio, também”, projeta Loducca. “Clientes com necessidade de explorar o mercado local vão precisar de criação forte e de mídia agressiva, de agências posicionadas para isso”, diz.
O entendimento do executivo é que sua agência, sem participação acionária de grupos internacionais (ela faz parte do Grupo ABC, de Nizan Guanaes), naturalmente não obterá contas por alinhamento global. O posicionamento interno de não atender contas públicas também é um limitador para faturar alto. A forma encontrada para continuar entre as maiores agências do país foi reforçar a casa com nomes de peso para garantir clientes específicos. “Agência sem conta pública e sem alinhamento nunca será a maior do país. Assim, temos que atender clientes que precisam de estratégia muito poderosa aqui dentro, para os quais possamos dar serviço de classe mundial. Vivemos do nosso trabalho”, afirma.
O resultado mais recente após as mudanças realizadas foi a conquista de Toddy, Toddynho e de marcas da categoria de biscoitos, marcas brasileiras do portfólio da PepsiCo, conforme adiantado pelo propmark no fim de novembro. A agência será responsável pelo planejamento de mídia e posicionamento estratégico de comunicação das marcas. A PepsiCo é a sexta conta que entra no portfólio da Loducca em 2012. Os outros clientes que chegaram à agência ao longo do ano foram Yamaha, Unidas Rent a Car, Fox Channels Brasil, OR (Odebrecht Realizações Imobiliárias) e Baruel.
Celso Loducca não menciona os investimentos para redesenhar o quadro de profissionais e atrair o que considera as melhores cabeças do mercado. “São pessoas que não ganham pouco”, indica. “O que posso dizer é que rapidamente conseguiremos retorno sobre o que estamos investindo. O resultado é mais lucro no final”.