L’Oréal inicia treinamento antiassédio e abre acesso a matérias sobre o tema
Sabe aquele ‘famoso’ comentário em notícias que diz “mulher não tem um dia de paz”? Pode parecer exagerado, mas não é. Diferentes levantamentos mostram que as importunações se dão, na maioria dos casos, em espaços públicos e atividades cotidianas. Não à toa, dados de uma pesquisa global da Ipsos, encomendada pela L’Oréal, apontam que o assédio sexual é a maior preocupação em 47% de mulheres e meninas, seguido da violência doméstica.
É nesse contexto desafiador que a L’Oréal Paris apresenta o StandUp, um movimento global de conscientização e treinamento antiassédio desenvolvido em parceria com a ONG americana Hollaback, reconhecida por projetos e pesquisas ligados à temática.
A metodologia de intervenção foi aplicada em um experimento nas universidades americanas, diminuindo em 17% os casos de violência sexual no local. O programa é baseado em 5 Ds – distrair, delegar, documentar, direcionar e dialogar – que auxiliam homens e mulheres a intervir com segurança diante dessa situação, tanto como testemunha quanto como vítima.
Laura Parkinson, diretora de L’Oréal Paris no Brasil, explica que sofrer ou presenciar uma situação de assédio desperta medo, desconforto e paralisa, seja quem está diante da cena ou sofrendo com o ato, fazendo com que não saibamos como reagir.
Nesse sentido, a empresa, que traz mensagens de empoderamento, confiança e segurança, inicia agora com o stand up a ambição é criar um pacto social através da educação de não aceitação dessa realidade tão triste. “É nosso dever enquanto marca uma marca feminina, líder mundial, prestar apoio e trazer ações que despertem consciência na sociedade através da educação, debates e discussões, com o objetivo de criar um movimento transformador”, diz.
Em cima desses pilares e com o mote “Autoestima em primeiro lugar”, a WMcCann desenvolveu uma campanha para reforçar o objetivo da marca destacando o método dos 5Ds que vão envolver toda a comunicação.
Luiza Portella, diretora de Planejamento Estratégico da WMcCann, fala sobre o trabalho da agência. “Quando observamos um caso de assédio sem intervir, indiretamente aumentamos o trauma da pessoa que está sendo assediada, além de reforçar ao assediador que seu comportamento é aceitável. Essa campanha vem para interromper essa dinâmica, propondo tomada de consciência da sociedade e ação, através da informação e do treinamento dos 5 D’s”, conta.
Em uma parceria inédita, a L’Oréal Paris vai patrocinar a leitura de matérias que tiverem o tema assédio como centro das reportagens de veículos como o jornal O Globo e as revistas Marie Claire, Glamour, GQ e Vogue. Também criada pela WMcCann, a ação Paywall Down está ativa e segue com os acessos para os leitores até o dia 31 de dezembro.
A campanha engloba ainda conteúdos no digital, OOH, patrocínio no Superbonita, da GNT, e ações de PR. O treinamento pode ser acessado no site.
Ficha Técnica
Agência: WMcCann
Cliente: L´Oréal Paris
Produto: Institucional
Nome da campanha: Stand Up Cause
Time do cliente: Laura Parkinson, Tiago Raposo, Helena Bertho, Renato Annibal, Larissa Régia, Raiza Chinellato, Larissa Sampaio, Paulo Cardoso, Michelle Amancio e Monique Maltaroli
Executive Chairman: Hugo Rodrigues
CEO: André França
CCO: Mariana Sá
VP Executivo e Diretor Geral da WMcCann Rio: Marcio Borges
Direção de Criação: Ricardo Weitsman
Diretor de Criação Associado: João Resende
Criação: Ana Rocha, Andrea Lobato, Carolina Oliveira, Bruno Mukai e Humberto Nogueira
CSO: Renata Bokel
Planejamento: Luiza Portella, Fabiana Lovate, Marianna Valmore e Thamires Oliveira
Conteúdo: Patrícia Colombro, Stella Peixinho e Lorena Manso
Atendimento: Paula Nunes, Katarina Nunes e Renata Castello Branco.
VP de Mídia: Fabio Urbanas
Mídia: Romana de Oliveira, Patricia Newlands, Clauder Sousa, Guillermo Perret, Ana Chasco e Maria Ribeiro.
BI: Ingrid Barros e Miguel Masuet
Diretora de Produção: Camila Naito
RTV: Bianca Repsold, Mariana Veronez e Fernanda Pinheiro
Produtora da Adaptação: Craft Brasil
Produtora do filme: Film In
Diretor: Christian Monassa
Diretor de Fotografia: Pedro Nascimento
Pós-produção: Film In
Trilha: Inspirational Cinematic
Co-Author : KakaduCreation
Editor: Rayana Aguiar
Sound Studio : Film In
Produtora do filme: Empreinte Digitale
Diretor:Charlotte Lavocat, Benjamin Hofman
Fotógrafo: Raphael Creton
Pós-produção: Craft
Sound Studio: Capitaine Plouf
Trilha: Fast Motion @ Universal Music
Art Buyer: Caroline Delvincourt, Chintana Salikoun, Celia Martinez
Produção Gráfica: Nereu Marinho e Mauricio Martim
Projetos: Erika Casal e Isabela Araujo
Relações Públicas: Kerena Neves