L’Oréal Paris e Secretaria da Mulher do Rio promovem ação contra assédio na Sapucaí
Parceria reforça enfrentamento à importunação sexual no Carnaval 2026 e continua neste sábado (21) para desfile das Campeãs
A L’oréal Paris abriu o último dia de desfiles do Carnaval 2026, na Marquês de Sapucaí, com a campanha 'Carnaval+Seguro para as Mulheres'. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres e Cuidados do Rio de Janeiro e integra uma estratégia de ampliação da visibilidade do enfrentamento ao assédio durante a festa.
Na noite de terça-feira (17), a ação levou à avenida a mensagem de que violência e importunação sexual não são toleradas, além de reforçar a presença das equipes de acolhimento e orientação ao público feminino ao longo do Carnaval.
“Levar essa mensagem para a Sapucaí, um dos palcos mais emblemáticos do Carnaval brasileiro, é uma forma de ampliar a conscientização e reforçar que o combate à importunação sexual também é fundamental nos espaços de celebração. Para L’Oréal Paris, é essencial usar essa visibilidade para defender o direito das mulheres de viverem o Carnaval com respeito e segurança”, afirma Maíra da Matta, diretora da marca no Brasil.
Desde 14 de fevereiro, a secretaria mantém atendimento especializado na Sapucaí, com psicólogas, assistentes sociais e advogadas. O suporte também está disponível na Fan Fest e na Intendente Magalhães, reunindo 270 profissionais identificadas para prestar acolhimento e realizar encaminhamentos emergenciais.
“Violência e assédio não serão tolerados no Carnaval do Rio. Essa parceria com L’Oréal Paris reafirma um compromisso claro: colocar proteção, informação e acolhimento onde as mulheres estão. Carnaval é festa, mas o direito de ir, ficar e voltar em segurança é inegociável”, afirma Joyce Trindade, secretária de Políticas para as Mulheres do Rio de Janeiro.
As ações seguem no sábado (21), durante o Bloco da Anitta, no Centro do Rio, e no Desfile das Campeãs, novamente na Sapucaí.
A mobilização inclui ainda a divulgação da metodologia dos '5Ds' (Distrair, Delegar, Documentar, Direcionar e Dialogar), do programa Stand Up, iniciativa global da L’Oréal Paris voltada à prevenção da importunação sexual em espaços públicos. No Brasil, o treinamento é realizado pela ONG Cruzando Histórias, fundada por Bia Diniz.
Segundo dados do Instituto Locomotiva (2024), 50% das brasileiras já sofreram assédio durante o Carnaval, enquanto 73% afirmam temer passar pela situação novamente ou pela primeira vez. Entre mulheres negras, o índice chega a 75%.
A campanha permanece ativa até o encerramento oficial do Carnaval 2026 no Rio de Janeiro.