L’Oréal, Unilever e mais nove empresas são multadas na França
A Autoridade da Concorrência de França autuou um conjunto de empresas dos setores de produtos de limpeza, higiene pessoal e doméstica e cosmética. O motivo seria a orquestração de políticas comerciais junto da grande distribuição. De acordo com autoridades francesas, as empresas – dentre as quais estão L’Oréal e Unilever – teriam combinado aumentos de preços. As autuações somam 951,2 milhões de euros.
Os dois processos que resultaram num montante recorde de multas sanciona dois cartéis de empresas cujas práticas anti-concorrenciais se desenvolveram entre 2003 e 2006 em cada um dos mercados considerados. No primeiro caso, que sanciona um cartel de artigos de limpeza, as multas ascendem a 345,2 milhões de euros, em montantes diferenciados e que teve a participação de empresas como a Colgate-Palmolive, Henkel, Unilever, Procter & Gamble, Reckitt Benckiser, Sara Lee, SC Johnson e Bolton Solitaire.
Já no segundo, que envolve produtos de higiene e cosmética e que resultou em multas de 605,9 milhões de euros, estiveram envolvidas as empresas Colgate-Palmolive, Henkel, Unilever, Procter & Gamble, Reckitt Benckiser, Sara Lee, Laboratoires Vendôme, Gillette, L’Oréal, Beiersdorf e Vania. Este segundo processo torna-se o recordista das multas já aplicadas pelo regulador francês.
Empresas, como SC Johnson, Colgate-Palmolive e Henkel, que colaboraram no processo de investigação, solicitaram tratamento ao abrigo de um estatuto de clemência. Por isso, em montantes diferenciados, as respectivas multas são reduzidas em valores que variam entre 25 e 50% das sanções aplicadas.
A maior fatia da multa foi para a L‘Oréal, multada em 189 milhões de euros. No entanto, a companhia francesa de cosmético já anunciou que deverá recorrer da sentença. Já a Unilever, que ficou com uma multa de 173 milhões de euros, classificou a punição como “desproporcionada e injustificada”. A empresa também deverá recorrer.