LS Tractor inicia operações no Brasil
Operando oficialmente no Brasil desde o início do ano, mas tendo inaugurado sua primeira unidade fabril em Garuva (SC) há cerca de 10 dias, a LS Tractor é a divisão de tratores da LS Mtron, uma das empresas do grupo sul-coreano LS – que originou, entre diversas empresas hoje independentes, a gigante do setor de eletroeletrônicos e eletrodomésticos LG.
Com capacidade de produção de 50 mil tratores por ano na Coreia do Sul, a subsidiária chega ao país com uma produção inicial esperada de 15 mil veículos anuais. O diferencial é disponibilizar produtos que vão de 20 a 110 cavalos – pequena a média potência – e que oferecem tecnologia embarcada presente hoje somente em tratores de grande potência.
Segundo Cristiano Duma, gerente de marketing da LS Mtron, a ideia de se estabelecer no Brasil iniciou-se em 2010, por causa da expansão do agronegócio por aqui. “E a maior parte dos produtores rurais brasileiros é de pequeno e médio portes, que também exigem tratores e equipamentos condizentes com seus tamanhos. Viemos para agregar ao mercado um produto competitivo, com benefícios que só existem em tratores maiores, casos de eixo blindado, cabines com ar condicionado e tomada de potência com três velocidades, entre outros”, explica.
Para o executivo, a capacidade de produção inicial de 15 mil tratores por ano deve fazer com que a empresa, em pouco tempo, assuma a liderança na faixa de tratores até 100 cavalos. Além da fábrica de Santa Catarina, mais oito Estados estão recebendo, até o final do ano, 25 concessionárias da marca – Santa Catarina, mesmo, e mais Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Bahia. “É um investimento total de R$ 150 milhões, incluindo aí ações de comunicação, o qual deve gerar, em quatro anos, um faturamento da ordem de US$ 400 milhões”, afirma Duma.
Campanha
A agência escolhida para marcar a chegada da LS Tractor ao Brasil foi a gaúcha Escala. O primeiro comercial desenvolvido apresenta a união da alta tecnologia sul-coreana, em tratores de até 100 cavalos, e a agricultura altamente produtiva desenvolvida em território brasileiro. Com um planejamento desenvolvido em dois meses de trabalho e envolvendo uma equipe com mais de 15 profissionais, a comunicação também engloba rádio, jornais e revistas, além de participação em feiras de agronegócio.
“Chegamos ao nosso conceito baseado tanto em estudo da concorrência quanto no nosso objetivo de se diferenciar, focando na origem coreana e na tecnologia que o país oferece nos diversos produtos já existentes aqui no mercado brasileiro”, diz Duma, falando também das ações junto aos pontos de venda. “No nosso ramo este é um ponto muito importante da comunicação. Não adianta ter um bom produto sem ter uma rede de distribuição forte e com um bom trabalho de mídia em cima”, explica. A Escala ainda é responsável pelo desenvolvimento do site da empresa e material de comunicação para inaugurações de concessionárias.