Lucas Lima se dedica à criação de trilhas sonoras
O músico Lucas Lima, conhecido por seu trabalho com a Família Lima, está cada vez mais envolvido com sua atuação como produtor. Sozinho, ele comanda a produtora B,A,Start!, que cria trilhas sonoras e arranjos musicais para comerciais, games, espetáculos e filmes.
O músico foi o responsável pela produção da trilha do filme “Quebrando o tabu”, que estreou no início de junho nas principais cidades do País. Lima, que se dedica à música desde os sete anos, utilizou violão, bandolim, guitarra, baixo e programações para compor a sonorização do longa-metragem. Após tocar e gravar todos os sons, convidou a orquestra Versão Brasileira para trabalhar com os instrumentos de cordas, chegando ao resultado final apresentado.
De acordo com o profissional, a principal diferença entre o trabalho que realiza com a Família Lima e sua atuação como produtor é poder diversificar. Ele conta que, com a banda, que tem um estilo clássico, ele tem que seguir sempre a mesma linha, porque qualquer mudança, o público estranha. Já como produtor, ele pode variar, passar por vários ritmos e ousar nas suas composições. Entre outros projetos musicais, Lucas já produziu três trilhas para games e uma criada especialmente para o espetáculo do grupo catalão La Fura Dels Baus. Além disso, trabalhou com marcas como Volkswagen, Folha de S.Paulo, Havaianas e Pedigree na produção sonora de seus comerciais.
Para a Havaianas, por exemplo, Lima lembra que criou a trilha para o lançamento da Havainas Special Collection, criada pela AlmapBBDO, e que também contou com a participação da orquestra Versão Brasileira. Ele ressaltou que “a ideia era compor uma música que trouxesse uma brasilidade para a história, mas que também fosse diferenciada, como era o caso desse modelo da marca”. O resultado, segundo o músico, foi uma trilha com ritmos brasileiros, mas com batidas eletrônicas, além de música clássica trazida pela orquestra.
Outro trabalho que ele destaca foi criado para a Paramount Têxteis. O comercial, de acordo com Lima, faz uma leitura poética das máquinas da fábrica. No filme, criado e produzido pela Grafikonstruct, as máquinas trabalham ao som de uma valsa composta pelo músico especialmente para a campanha.
Atualmente, ele está envolvido em um projeto para um comercial da Consul. O músico conta que tem se dedicado quase que em tempo integral a esse trabalho, e apenas aos finais de semana viaja com a Família Lima para cumprir agenda de shows.
por Andréa Valerio