Luiz Lara abre o V Congresso

 

Realizado pela Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) e pelo ForCom (Fórum Permanente da Indústria da Comunicação), o V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação foi aberto oficialmente por Luiz Lara, presidente da Abap, que ressaltou a força e a importância do setor da comunicação para o desenvolvimento econômico do país.

Antes dele, porém, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, fizeram rápidos pronunciamentos. O ministro, em um vídeo enviado à organização do Congresso, ratificou que a comunicação brasileira é um setor fundamental para o país e que “é de congressos como estes que saem políticas importantes para o desenvolvimento do Brasil”. Já Kassab, que também citou a comunicação como sendo uma mola propulsora para o desenvolvimento da nação, falou sobre a importância de termos um setor “cada vez mais livre e independente, fortalecendo a construção da democracia”.

Discurso sememelhante fez Luiz Lara, ao dizer que a consolidação da prática de livre mercado e o estímulo à criatividade são alguns dos pilares que sustentam a comunicação e que impulsionam o Brasil ao posto de um dos protagonistas do cenário econômico mundial. “Esse nosso V Congresso nasce diante da multiplicação dos pontos de contato com o público e a poderosa transformação das marcas diante de consumidores cada vez mais antenados e de formadores de opiniões relevantes”, ressaltou, lembrando que é a primeira vez na história que 38 entidades (que formam o ForCom) se uniram para realizar um evento desse porte no mercado. “Cada uma dessas entidades signatárias do ForCom realizaram, ao longo do tempo, seus próprios avanços. E agora, juntos, podemos evoluir com práticas e governanças mais modernas e esclarecidas, fazendo da comunicação a indústria de ponta da economia criativa”.

Lara fez questão de ressaltar conquistas que o mercado obteve após a realização dos outros quatro congressos, como a criação do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), após o 3º Congresso, em 1978. “Em plena época da ditadura”, frisou.

Neste momento, acontece a palestra de abertura do V Congresso, protagonizada pelo arcebispo Desmond Tutu, prêmio Nobel da Paz em 1984 por sua luta contra o Apertheid, na África do Sul.