Luiza Ricupero, da MCN, fala sobre a criação para YouTube
O início
“Em 2011, Stephanie Horbaczewski, presidente e CEO, fundou a StyleHaul – uma rede multicanais (MCN) no YouTube. Ex-executiva de marketing da Saks Fifth Avenue, ela fundou a Stylehaul com a visão de traduzir o espaço editorial de moda com as tendências digitais, sociais e multiplataforma. Projetada para mulheres entre 18 e 34 anos de idade, Stephanie criou um destino para a próxima geração de influenciadoras de moda e beleza, que vêm não só para consumir, mas também criar, participar e compartilhar conteúdo com as suas comunidades online. Hoje a StyleHaul é a maior rede MCN (Multi Channel Network) no YouTube no segmento de moda e beleza. Nós representamos mais de cinco mil canais em 62 países. Temos um bilhão de visualizações ao mês. Algumas influenciadoras destacadas internacionalmente são iJustine, Zoella e DulceCandy.”
As blogueiras
“Elas têm aquele brilho no olhar quando falam do que gostam. Elas começaram a fazer vídeo porque adoram falar sobre moda, beleza ou gostam de mostrar tendências. Dá para ver a paixão que elas sentem pelo que fazem, por isso chegaram onde estão hoje. A grande maioria começou a gravar vídeos por prazer, como um hobby. Depois, isso virou carreira. Mas trabalhar nesse meio não é fácil e as influenciadoras que alcançaram sucesso foram pioneiras. Eu acredito que essa explosão veio em grande parte pelos avanços na tecnologia. Hoje, qualquer pessoa com um smartphone pode criar conteúdo de qualidade com custo mais baixo e o YouTube proporcionou a plataforma de distribuição. Daí juntaram o útil ao agradável, as pessoas começaram a falar daquilo que gostam e acharam seu público. Hoje em dia já é aceito que elas estão fazendo um trabalho. Alcançar um nível de renda com o qual elas possam se sustentar não é fácil e leva muito esforço e dedicação.”
Confiança
“Algo que nós sempre enfatizamos, que as próprias influenciadoras também sabem, é que o trabalho delas tem de manter, acima de tudo, a originalidade e o toque pessoal que cada uma desenvolveu. A integridade editorial e de opinião é muito importante. A confiança que o público espectador tem é extremamente importante para elas. Muitas se recusam a trabalhar com certas marcas ou campanhas que não permitem que elas mantenham sua identidade e originalidade – porque elas sabem o quanto isso é importante.”
Bilhões
“O Brasil geralmente fica entre os três ou quatro países mais consumidores de moda e beleza no mundo. É um mercado muito forte. É uma indústria que gera bilhões em lucro ao ano no país e, por isso, estamos vendo cada vez mais investimentos na área de conteúdo digital como parte das estratégias de marketing e publicidade para as marcas que atuam no setor. No Brasil, representamos mais de 350 canais no segmento de moda e beleza e, em agregado, são mais de 76 milhões de visualizações ao mês e quase 16 milhões de seguidores no YouTube. Dos 500 maiores canais no Brasil nesse segmento, nós representamos 41% do talento. Alguns destaques no Brasil são Taciele Alcolea, Niina Secrets e Flavia Calina. Para nós, um fato muito interessante é a taxa de crescimento do mercado. Hoje, o Brasil é o segundo maior mercado em audiência para o YouTube. E não só existe um crescimento no número de novos criadores, mas também o crescimento dos criadores que já trabalham com o YouTube é bem maior que em outros mercados.”
As marcas
“As influenciadoras estão, cada vez mais, mostrando o quão importante o trabalho delas é para quem atua no segmento. Elas têm uma relação pessoal, mesmo que virtual, com suas seguidoras porque têm um engajamento e uma interação muito direta com elas dentro das mídias sociais etc. A recomendação de uma influenciadora vale muito, por isso a importância também da integridade de opinião. As marcas que entendem isso e trabalham com as influenciadoras em projetos onde as opiniões reais delas fazem parte do conteúdo e estão tendo ótimos resultados. Hoje, a marca que não tem uma estratégia digital de conteúdo está perdendo oportunidades no mercado. Desde que houve uma explosão em blogs, depois em vídeo e mídias sociais, as marcas começaram a procurar cada vez mais atingir este público engajado. Um público que não quer simplesmente ser alvo de venda de um serviço ou produto; quer experiências, conteúdo, opiniões. As marcas que estão tendo maior sucesso são as que entendem que elas têm de falar a linguagem digital, e neste meio é preciso criar um conteúdo orgânico e original.”
360 graus
“Nós sempre insistimos em soluções de marketing em escala, por isso focamos nosso approach em campanhas 360 graus. Isso quer dizer que usamos nosso volume de criadoras (o que nos dá escala) para criar conteúdo em várias plataformas redirecionando o público de uma plataforma a outra. Quando podemos fazer um “casamento” entre as mensagens que as empresas querem passar com a originalidade e criatividade das influenciadoras e usamos este modelo em escala, é quando temos os melhores resultados.”
O futuro
“Este espaço ainda é muito novo, portanto ainda existem muitas oportunidades. A explosão de criadores de conteúdo é a melhor prova disso. A concorrência para quem quer abrir um canal hoje é muito grande, mas o YouTube é uma plataforma democrática, feita pelo público e para o público e, por isso, o conteúdo é rei. Sempre que houver criatividade e bom conteúdo haverá espaço para que ele encontre o seu público. E a tendência é a continuidade da profissionalização dos meios digitais, de novos formatos de monetização. Mas o que sempre vai se destacar é o conteúdo.”