Lutando por um campo mal compreendido: o marketing

Imagine: você tem 18 anos e está perto dos maiores e mais transformadores capítulos da sua vida. Você está diante de uma decisão importante – escolher em qual profissão se formar. Você quer algo que o entusiasme, o desafie e acrescente propósito à sua vida. E é bastante possível que você não esteja considerando o marketing. Nos meus mais de 30 anos como profissional de marketing, vi decair a atratividade da nossa disciplina. Não porque o campo não seja interessante, mas porque a percepção dele é imprecisa – o marketing foi ultrapassado por outras profissões “modernas”, sejam aquelas do Vale do Silício ou ligadas à tecnologia. A realidade é que nunca houve um momento mais emocionante para ser um profissional de marketing. E eu vou dizer por quê.

  • Você pode fazer a diferença – e uma impressão duradoura
    Um número surpreendente de 70% das pessoas acredita que as marcas devam representar aquilo em que acreditam. Os consumidores estão dispostos a mudar sua escolha de marca com base na postura e nas ações que uma marca assume em diferentes problemas sociais. De fato, marcas com um alto senso de propósito experimentaram um aumento de 175% em termos de avaliação de marca nos últimos 12 anos. Isso proporciona aos profissionais de marketing de hoje uma enorme oportunidade de fazer a diferença, não apenas para a sua marca e os seus negócios, mas também para o mundo em geral. Pouquíssimos outros campos podem alegar desempenhar o tipo de papel que o marketing pode ter na formação de culturas e na ativação de mudanças impactantes em escala local e global.
  • As possibilidades de crescimento pessoal são enormes
    Os profissionais de marketing de hoje têm a incrível oportunidade do crescimento constante e do aprendizado contínuo. O
    marketing é um dos únicos campos que estimulam tanto o lado direito como o esquerdo do cérebro em um nível tão alto. Ao planejar entrar no campo de marketing, eles precisam ser multifacetados, ter múltiplos talentos, ser pau para toda obra, gerentes gerais. Eles precisam estar familiarizados com relações públicas, tecnologias digitais, ciência de dados e ainda com modelos e finanças empresariais. Ter um conjunto diversificado de habilidades, além de compreender os fundamentos de como construir simultaneamente uma marca e o negócio, é a nova expectativa dos profissionais de marketing de hoje. E isso não só permite um enorme crescimento pessoal, como também pode ser extremamente gratificante.
  • O ritmo é estimulante
    A ascensão do digital e dos dados criou mais mudanças para os profissionais de marketing nos últimos cinco anos do que nos 25 anteriores. Tecnologias como IA, Realidade Aumentada e 5G estão abrindo novas oportunidades e dimensões para a expressão da marca e o engajamento do consumidor. Este é um momento incrível para os profissionais de marketing, pois eles podem brincar com as tecnologias mais recentes e encontrar uma maneira de fazer com que funcionem para sua marca. As novas tecnologias turbinaram o conjunto de ferramentas do profissional de marketing, fornecendo insights acionáveis e orientados por dados, permitindo planejar, executar e, talvez o mais importante, permitindo que os profissionais de marketing meçam seus resultados com a precisão do laser.
  • Então, o que é o marketing de hoje?
    Vamos ser francos – o marketing é um campo fascinante. Qual outro campo permite que você veja o mundo, conheça algumas das pessoas mais influentes do mundo e incentive a paixão, o propósito e o orgulho? O marketing é uma das raras profissões que são muito mais que um trabalho. Trata-se de uma arte mística e uma ciência que exercitam os lados direito e esquerdo do cérebro, uma combinação do criativo e do analítico, e serve a um propósito social maior – seja você um nerd de dados ou um nerd criativo – porque ele é holístico, recompensador e gratificante. Agora, imagine que você é um jovem de 18 anos e alguém lhe dissesse que você poderia entrar em um campo no qual esteja constantemente brincando com as mais novas tecnologias, viajando pelo mundo, conhecendo as pessoas mais legais, vivendo em um ambiente emocionante e acelerado, experimentando a alegria de ver seu trabalho ganhar vida de uma forma muito visível e tangível, construindo uma carreira em um campo no qual você estará sempre aprendendo e sendo desafiado e terá a oportunidade de impactar a vida das pessoas. Isso é que é o marketing de hoje!

Raja Rajamannar é CMO da Mastercard (GScommunications@mastercard.com)