Maços de cigarro chocam com imagens

Imagem de advertência que estará nas embalagens de cigarro

Para lembrar o Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no sábado (31), o Ministério da Saúde e o Inca (Instituto Nacional de Câncer) lançaram nesta terça-feira (27) as novas imagens de advertência que estarão nas embalagens de cigarro.

As fotos e as mensagens foram produzidas com base em uma pesquisa sobre o grau de aversão que as ilustrações alcançam. A pesquisa mediu a reação de 212 jovens entre 18 e 24 anos, fumantes e não fumantes. As novas imagens foram consideradas mais aversivas que as anteriores.

Os pesquisadores selecionaram dez temas que provocam repulsa nos jovens: Substâncias tóxicas, Letalidade do câncer do pulmão, Malefícios para o feto, Envelhecimento precoce, Fumo passivo, Doenças cardiovasculares, Acidente vascular cerebral, Mutilação, Dependência e Impotência.

Desde 2001, os fabricantes de produtos de tabaco são obrigados por lei a inserirem as advertências com fotos. O Brasil foi o segundo país a adotar imagens de advertência como estratégia para evitar que jovens experimentem cigarro.

O conjunto de medidas propostas pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo, entre as quais está a inserção das imagens de advertências, vem obtendo resultados positivos nos últimos 20 anos. A proporção de fumantes na população passou de 34,8%, em 1989, para 22,4%, em 2003.

OMS
Também aproveitando a data, a OMS (Organização Mundial de Saúde) lança nesta semana a campanha “Juventude Livre de Tabaco”, criada pela NovaS/B. O trabalho poderá ser visto em 193 países com custo de mídia equivalente a R$ 1 bilhão. Veiculação começa no próximo sábado (31), Dia Mundial de Combate ao Fumo.

Imagem de advertência que estará nas embalagens de cigarro