Madia: Adrien e Alfredo
Continuo com o ator Adrien Brody. Oscar de Melhor Ator por “O Pianista” (2002), mais participações emblemáticas em “O Inventor de Ilusões”, “Além da Linha Vermelha”, “Meia-noite em Paris,” e, no ano que passou, “O Grande Hotel Budapeste”. E ainda, por sua discreta e impecável elegância, presença obrigatória em campanhas publicitárias de Ermenegildo Zegna, Prada, Lacoste e Bulgari.
Mesmo sem se manifestar, mesmo “omisso”, como o descreve o poeta, “seo” Alfredo deixou sua marca. Pessoas veem, ouvem, sentem, observam, registram. Até mesmo a luz da escuridão e o som do silêncio. A marca do “seo” Alfredo, solitário, humilde, coitado, vítima da vida e das circunstâncias.
Adrien não se descuida. Faz consigo o que Steve Jobs fazia com todas as suas apresentações. Em entrevista para QG Style, define-se: “Estilo pode ser tudo, o jeito de andar, posicionar a cabeça, responder a uma pergunta, dirigir na rua. Estilo é uma extensão de quem somos”. Corrijo a última frase: estilo é a foto revelada de como as pessoas nos percebem e, depois, reconhecem e reputam. Enfim, nossa marca.
Você e sua empresa, queiram ou não queiram, deixarão uma marca em todas as pessoas – stakeholders – com quem se relacionarem, direta ou indiretamente. É assim e ponto. Portanto, e diante do inevitável, cada uma faz suas escolhas. Ser Alfredo ou ser Adrien, com todo o respeito aos dois seres humanos. Um que se deixou levar ou foi levado pela vida e pelas circunstâncias; e o outro que se preocupa e mede todos os seus atos, gestos, movimentos. Preocupa-se com sua marca. Faz-se consequência, não decorrência.
Quando comecei a trabalhar com marketing, há 46 anos, falar em marca era um palavrão. Quando comecei a trabalhar com marketing, há 46 anos, tudo se resumia a propaganda. Hoje, marketing é o ambiente empresarial e corporativo por inteiro. Quando comecei a trabalhar com marketing, há 46 anos, vez por outra se consultava o mercado. Hoje, todos no mercado 24/24, 365. Quando comecei a trabalhar com marketing, há 46 anos, todos eram Alfredos. Hoje, todos se espelham – ou deveriam – em Adrien.
Quando comecei a trabalhar com marketing, há 46 anos, marca era uma das mais importantes propriedades de uma empresa. Hoje, marca é a única propriedade de uma empresa. Todo o resto é decorrência.
*Presidente do MadiaMundoMarketing