Magalu: “Produção de conteúdo é muito relevante para o universo do marketing”

Diretora de marketing do Magalu, maior plataforma digital do varejo brasileiro, Ana Paula Rodrigues afirma que do ano passado pra cá os inúmeros desafios impostos pela pandemia da Covid-19 não mudaram muito. Ela ressalta que o primeiro deles foi reagir às necessidades do consumidor e entregar uma comunicação que agregasse valor, de uma maneira muito ágil.

O segundo desafio, prossegue ela, foi concatenar todas as pessoas que estavam em casa para entregar os objetivos de maneira rápida. “O alinhamento foi fundamental, nós estabelecemos um comitê de crise e todos os dias tínhamos reunião. A agência foi um parceiro também muito relevante para capturar esses dados e informações de clientes em tempo real, fazendo social listening, principalmente através das redes sociais e dados que vinham dos veículos de comunicação”, destaca Ana Paula.

Segundo ela, esses três pontos ainda permanecem e, apesar do movimento de volta à normalidade, ainda há uma situação mercadológica mais desafiadora. “O mercado não está tão aquecido, a venda vinha mais fácil no ano passado com o e-commerce e agora com a abertura de lojas tem o desafio de como vender na loja, mantendo os protocolos de saúde e segurança”, observa.

Ana Paula Rodrigues está à frente do marketing da maior plataforma digital do varejo brasileiro

Além disso, existe a necessidade da retomada de ações presenciais, feitas principalmente para clientes ouro. “A gente começou a fazer uma comunicação mais digital, mas esse evento é um dia que a loja abre só para esses clientes ouro. A magia dele é ser presencial. Tivemos de ter a capacidade de reinventar coisas que a gente fazia e davam muito certo para fazer dar certo dentro do novo normal”.

Olhando o copo meio cheio da pandemia, ela afirma que o Magalu estruturou muito bem a parte de inputs e dados, um aprendizado que se manteve e virou uma prática diária. “No ano passado, a gente lançou o Parceiro Magalu, que foi a plataforma de marketplace para pequenos e médios. E este ano ela está bem mais estruturada e vem crescendo muito”, completa.

Ana Paula salienta que a companhia enxerga muitas oportunidades para crescer e entregar o propósito de marca, que é a digitalização do brasileiro. Não à toa, em um ano e meio, o Magalu comprou mais de 20 empresas de vários segmentos, entre elas, os sites de conteúdo Jovem Nerd e Canaltech, a companhia de publicidade digital In Loco, vários e-commerces e ainda apps de delivery de comida, marcas de logística, tecnologia e educação.

Nem é preciso dizer que a executiva está tendo um trabalho dobrado para alinhar o marketing das marcas. “Estamos fazendo um trabalho interno de construção de propriedades de mídia e de ganhos de sinergia entre as empresas. A Lu está fazendo collab com o Jovem Nerd e uma coluna no Canaltech, por exemplo. As lideranças estão trabalhando muito para a convergência das empresas e de estratégias de comunicação. Este ano, o ganho maior dessas aquisições estão sendo as collabs”.

As marcas continuam com operações independentes dentro do ecossistema Magalu. Mas, afinal, o que está por trás do interesse de uma gigante do varejo investir em produção de conteúdo? Ana explica: “Hoje em dia a maneira de a empresa conseguir conectar com o consumidor é por meio do conteúdo. Mais do que nunca, como dizemos no marketing, o conteúdo é rei. O consumidor vinha muito no transacional com as marcas, de compra e venda. Mas a pandemia trouxe uma preocupação genuína dos consumidores em estabelecer conexões com marcas que estão ligadas com os valores de cada um. A produção de conteúdo é muito relevante para o universo do marketing, até para agregar valor àquela venda. Com isso, a gente sai da relação transacional, de produto e preço, e começa a entregar curadoria e valor para o consumidor”, indica a executiva.

Linguagem também é algo que o Magalu vem prestando muita atenção, porque cada plataforma tem a sua. “A gente tem o desafio de construir uma campanha entregando para cada plataforma de maneira nativa. É uma forma de comunicar para esse consumidor algo que ele queira assistir, queira consumir”.

Ana Paula observa ainda que, para construir uma mensagem que tenha coerência, é necessário cobrir todos os pontos de contato. “Eu acredito na convergência dos meios. Hoje o consumidor não consome uma coisa só. Cada meio tem um papel dentro dos pontos de contato”, pondera ela.

A executiva ressalta que a estratégia da companhia de digitalização do brasileiro é bastante clara, mas de longo prazo e, do ponto de vista estratégico, a marca continuará com iniciativas em suas propriedades e reforçando a comunicação ao consumidor que tem de tudo no Magalu.