Magazine Luiza compra Baú da Felicidade
O Magazine Luiza divulgou nesta segunda-feira (13) a aquisição de 121 lojas do Baú da Felicidade, do Grupo Silvio Santos, englobando pontos de vendas, escritórios e centros de distribuição, além de sistemas de informática e propriedade da base de clientes. A transação está fixada em R$ 83 milhões, que serão pagos até o próximo dia 31 de julho e envolve lojas localizadas em Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
Segundo comunicado da empresa “com essa aquisição, o Magazine Luiza aumenta sua área total de vendas em mais 46 mil metros quadrados, equivalentes a 11% da área de vendas atual”. A companhia informou, porém, que algumas unidades do Baú podem ser fechadas, vendidas, transferidas ou integradas a outras do Magazine Luiza para evitar sobreposição em determinadas cidades. Parte das unidades adquiridas, principalmente no Paraná, também deve ser convertida em lojas virtuais.
Esta é a primeira aquisição do Magazine Luiza após a abertura de capital, realizada no início de maio. A empresa informou que parte do dinheiro obtido com a venda de ações ao mercado será destinada aos projetos de expansão. Segundo declarou o diretor de marketing e vendas da rede, Frederico Trajano, “a compra do Baú está em linha com a estratégia do Magazine Luiza de reforçar os mercados onde já atua, especialmente na Grande São Paulo, e é uma oportunidade de ampliar o número de lojas virtuais no Paraná”.
Para o Magazine Luiza, “a consolidação da presença nos mercados de atuação – com destaque para o fortalecimento das operações no Paraná e na região metropolitana de São Paulo, especialmente por essas lojas estarem localizadas em endereços comerciais estratégicos, com foco na classe C – é um dos pontos fortes dessa negociação”.
Vale lembrar que, ano passado, depois de um prejuízo de cerca de R$ 4 bilhões no banco PanAmericano, que também era de Silvio Santos, o grupo teve de se desfazer de parte de seu patrimônio. A primeira venda foi a do próprio PanAmericano, comprado em janeiro deste ano pelo BTG Pactual.
Em 2010, as 121 lojas do Baú da Felicidade tiveram receita bruta de R$ 415 milhões, equivalente a R$ 9 mil por metro quadrado, enquanto as lojas físicas do Magazine Luiza faturaram R$ 14,2 mil por metro quadrado no período.
Além da aquisição das Lojas do Baú, o Magazine Luiza já incorporou as Lojas Mercantil, as redes Talarico, Presidente, Tamoios, Felipe, Wanel, Líder, Arno, Madol, Killar, Base e, no ano passado, a Lojas Maia, possibilitando a entrada do Magazine Luiza em todo o Nordeste.