Maio: Realidade virtual atrai marcas
A realidade virtual já não faz mais parte apenas dos filmes de ficção científica. A tecnologia chegou ao consumidor comum graças aos preços mais acessíveis das câmeras 360° e dos óculos especiais. Na edição de 23 de maio, o PROPMARK chamou a atenção para a tendência com a apresentação da pesquisa da Advanced Imagining Society, de Hollywood. A nova tecnologia foi apontada com entusiasmo por 73% dos homens e 65% das mulheres, segundo o estudo. Por aqui, veículos já estão entrando neste mundo: O Globo, Estadão e Veja disponibilizaram conteúdo em realidade virtual. Anunciantes aproveitam a febre para estar mais perto doconsumidor. A Samsung, por exemplo, levou a realidade virtual para a Rio 2016.
Morte
O mês de maio teve a perda de dois grandes nomes. No dia 4 de maio, morreu Jarbas José de Souza, que foi presidente do Clube de Criação entre 1977 e 1979. Paulo Salles morreu no dia 11 de maio. Filho de Mauro Salles, fundador da Salles Inter-Americana, Paulo começou na agência do pai, mas fez carreira própria e tornou-se CEO da Publicis Worldwide.
Premiado
Para apresentar a impressora HP Ink Advantage Ultra 4729, a AlmapBBDO lançou o livro Magic Wors, “escrito” por analfabetos. A obra, divulgada na edição de 30 de maio do PROPMARK, reúne 30 relatos e foi possível graças à tecnologia que capta a voz e imprime relatos em tempo real. O trabalho foi premiado no Festival de Cannes, no London International Awards e El Ojo.
Contas
No dia 5 de maio, a Honda escolheu a Talent Marcel como nova agência, após processo de concorrência. A conta estava na F/Nazca Saatchi & Saatchi desde 2010. Além das duas, participaram também do processo de escolha David, LDC e Wieden+Kennedy. Outra que ganhou cliente foi a Ogilvy HealthWorld, que passou a atender a Roche.
Cingapura
Marco Versolato, que deixou a vice-presidência de criação da DM9DDB em novembro de 2015, assumiu como CCO e diretor-executivo de criação global da marca Lux, na J. Walter Thompson, em Cingapura, no dia 25 de maio. “Ter a oportunidade de liderar criativamente uma agência fora do Brasil é o desafio que eu estava procurando”, declarou à época.