Mais de 300 processos foram abertos pelo Conar em 2016
Em um relatório divulgado pelo Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), 308 processos éticos foram abertos em 2016. Deles, 102 terminaram com recomendação de alteração e 67 de sustentação. As denúncias de consumidores motivaram a abertura de 196 processos éticos, um recorde para o conselho. Entre as reclamações, 39,9% foram sobre veracidade e 22,4% sobre respeitabilidade.
A maioria dos consumidores (66%) estão localizados em estados do Sudeste. A internet foi o meio de comunicação com o maior número de peças publicitárias denunciadas, ultrapassando a TV. As reuniões de conciliação somaram 45, assim como o Conselho de Ética promoveu 105 sessões de julgamento ao longo de 2016. Ao todo, o Conar recebeu 270 reclamações de consumidores por mês.
O Conar também divulgou que, dos processos abertos em 2016, eram de Medicamentos, Outros Produtos e Serviços para Saúde (19,5%); Alimentos, Sucos e Refrigerantes (14,6%); Bebidas Alcoólicas (11%); Veículos, Peças e Acessórios (11%); e Telecom (7,8%). Sobre os assuntos, Apresentação Verdadeira (40,1%); Respeitabilidade (16,6%); Cuidados com o Público Infantil (9,3%); e Responsabilidade Social (7,5%) foram os mais recorrentes.