Mais de 80% dos consumidores veem relevância em falar de diversidade
A população brasileira está cada vez mais preocupada com assuntos como respeito e inclusão no dia a dia. 85% das pessoas acreditam ser importante que as marcas abordem a diversidade em sua comunicação. A conclusão é de uma pesquisa realizada pela Samsung Brasil em parceria com a Bridge Research e ouviu homens e mulheres de 18 a 60 anos.
Para 73% dos respondentes, a diversidade ainda não é respeitada no Brasil e as empresas devem evoluir. Mais de 80% justificaram que uma comunicação diversa demonstra respeito às pessoas e suas diferenças. Já para 67% dos pesquisados, o assunto é relevante e ajuda a remover barreiras e preconceitos.
O estudo mostrou ainda que a diversidade de raças na comunicação é o principal tema lembrado por 89% dos consumidores, seguido por iniciativas e comunicação inclusiva, com ações para surdos e cegos (81%), e comunicação de marca sobre igualdade de gênero e empoderamento feminino (56%).
Segundo Andréa Mello, diretora de marketing corporativo da Samsung Brasil, há um movimento de mudança e o brasileiro está mais preocupado com assuntos relevantes para a sociedade. “No caso específico da Samsung, realizamos uma série de projetos que prezam pela inclusão, acessibilidade e igualdade de gênero. Mais do que comunicar, nossas ações são concretas e têm como propósito incentivar as pessoas a irem além”, diz.
A postura mais inclusiva da Samsung foi percebida pelo consumidor, a partir de iniciativas do posicionamento global “Do What You Can’t”. De acordo com a empresa, o estudo mostrou que 73% dos entrevistados conheciam ações de diversidade na comunicação da Samsung e 44% sabiam que a empresa desenvolveu tecnologia e projetos para surdos e cegos, como o “Teatro Para Todos os Ouvidos”. A empresa tem ainda ações e campanhas voltadas para igualdade de gênero, acessibilidade, diversidade e inclusão.
“Queremos inspirar as pessoas, fazer com que elas se sintam parte de um todo e ajudá-las na busca de seus sonhos e objetivos”, destaca Andréa.