Makers promove CMO Insights para debater transformação pós-Covid-19
A ideia é promover um encontro de pessoas que estão comandando as transformações de hoje para o mundo de amanhã. A definição é de Thiego Goularte, criador da plataforma Makers, que já conta com 70 lideranças de marketing das principais marcas estabelecidas no país.
A partir desta segunda-feira (15), até o dia 19, acontece o CMO Insights 2020 no Makers TV (YouTube). “O tema central é uma discussão aberta e construtiva sobre o mundo pós-pandemia e da nova configuração de sociedade que se desenha. Nossa ideia é promover um encontro de pessoas que estão comandando as transformações de hoje para o mundo de amanhã”, esclarece Goularte.
O CMO, nas palavras de Goularte, tem papel primordial nas relações das marcas com os consumidores. “É função deles ter a sensibilidade sobre comportamentos humanos e, sobretudo, o entendimento de que hoje as pessoas não compram apenas produtos e serviços, elas compram histórias, posicionamentos e impacto social. Há cada vez menos espaço para marcas que não possuem propósitos claros e não se posicionam sobre temas relevantes para a vida das pessoas.”
Goularte esclarece que o profissional de marketing precisa estar atento para o fato de que o consumidor mudou. “E a forma de se relacionar com ele também passa por transformar o jeito de fazer marketing e comunicação. Dados, tecnologia, processos e uma série de nomenclaturas que falamos atualmente não fazem sentido se não entendermos de pessoas. Marketing é falar com pessoas, se relacionar com elas e criar uma relação genuína. Você só consegue fazer isso quando se permite enxergar o mundo pela lente do seu público.”
O mindset foi alterado. “O profissional de marketing precisa estar por dentro dos assuntos que impactem os negócios e, principalmente, a vida das pessoas. Pois, são eles os catalisadores que flutuam entre o mundo externo e a vida dentro das companhias. Pensar em vendas, tecnologia e inovação é um ativo que tomou bastante espaço no dia a dia do CMO, mas pensar em economia, impacto social e propósito é importantíssimo para estabelecer um diálogo franco com seus liderados e até mesmo com seu cliente. Dentro das empresas sempre houve perspectivas diferentes sobre o protagonismo do marketing”.
Goularte acrescenta: “À medida que a tecnologia entrega dados mais relevantes sobre o seu público, o marketing centraliza o principal elo entre os clientes e a marca. E é a partir dele que nascem novas abordagens, canais de comunicação, formatos de vendas e, por que não, produtos e serviços. O olhar é que as empresas existem porque existem pessoas. E elas precisam estar no centro das ações. Seu consumidor sabe quem é você, sabe o seu tom de voz e a forma que se relaciona com o mundo. Não há mais espaço para marcas incoerentes.”
A publicidade ainda é a principal aliada do marketing, mas vive momento de ressignificação. “A decisão de compra hoje é multicanal e o entendimento da jornada do seu cliente passa por esquecer conceitos preestabelecidos da publicidade tradicional. Nunca houve uma separação do que é on e do que é off. Muitas marcas já entenderam que do outro lado há uma pessoa que assiste uma série e mexe no celular ao mesmo tempo. A publicidade, cada vez mais, terá um papel fundamental para que o relacionamento entre marcas e consumidores gere experiências de compras melhores, personalizadas e adaptadas a cada momento. Os dados e as informações de performance municiam as áreas criativas na concepção de campanhas. Com isso, otimiza-se verbas de mídias e cria-se assets mais personalizados aos clientes”, destaca Goularte.
Entre os nomes confirmados para os debates estão Silvana Balbo, CMO do Carrefour; Ilca Sierra, CMO da Via Varejo; Fernando Vilela, CMO e Growth da Rappi; Felipe Cerchiari, diretor de inovação da Ambev, e Paulo Correa, CEO da C&A.