MAM lança jogo no Minecraft em parceria com Microsoft e Africa
O MAM Educativo realiza a Visita virtual ao mundo do MAM no Minecraft: uma exposição em cubos, com o educador Gregório Sanches, no próximo dia 16 de junho. As inscrições podem ser feitas no site do museu. A ação é resultado do lançamento do jogo educativo MAN no Minecraft, projeto do Museu de Arte Moderna de São Paulo realizado em parceria com a Microsoft e campanha da Africa protagonizada pelo ator Lázaro Ramos.
Na primeira fase, o jogo trará obras do acervo do MAM sobre formas geométricas, uma das principais características do Minecraft. Serão trabalhadas 18 obras de artistas contemporâneos ligados aos movimentos concreto e neoconcreto.
“O projeto dialoga com a missão do museu em investir na formação cultural, educacional e artística da sociedade”, afirma Cauê Alves, curador-chefe do MAM São Paulo. Além de visitas, o jogo disponível na plataforma Minecraft: Education Edition e no site do MAM permite construir ou reconstruir obras de arte e aprender sobre a história da arte brasileira por meio de atividades lúdicas e virtuais.
A plataforma reúne ainda propostas de aulas com recortes temáticos. Um das ferramentas do game é a lousa, que trará informações e links para o site do MAM sobre as obras de arte tratadas na aula e orientações para a realização das atividades.
Sergio Gordilho, copresidente e CCO da Africa e conselheiro do MAM, destaca a necessidade de criar diálogos com o público. “Levar o MAM também para fora das suas paredes é expandir as possibilidades desse diálogo. Levar o MAM para dentro de uma plataforma tão inovadora quanto o Minecraft, dando acesso ao acervo para milhões de pessoas pelo mundo, principalmente em um momento onde nunca estivemos tão digitais e isolados, é a materialização do que é ser de mais atual, contemporâneo e moderno”, frisa o executivo.
A ação criada pela Africa tem um filme dentro do game com um avatar e locução do ator Lázaro Ramos. A direção é de Rog Souza, da Tropical, produtora parceira de MAM no Minecraft. Já o fotógrafo Leonardo Sang assina as imagens que ilustram a ação e o projeto VRP (Virtual Reality Photography), que aplica técnicas fotográficas aos espaços virtuais do jogo.
“Por meio da tecnologia, todos os alunos, de qualquer lugar, podem conhecer um dos museus mais importantes de São Paulo e interagir com parte de seu acervo”, destaca Vera Cabral, diretora de educação da Microsoft Brasil. Direcionado a escolas, estudantes, artistas e interessados em arte e videogame, o projeto oferece interação por meio de reproduções dos ambientes internos e externos do MAM, incluindo sua sede e o Jardim de Esculturas, além das obras do acervo.