Mandacaru propõe ações que geram experiências

Em fase de celebração dos seus 10 anos de atividades, a Mandacaru trouxe para o mercado brasileiro o evento What Design Can Do!, que propõe uma discussão relacionada ao marketing de causa especialmente com a atividade de design, que pode ser propositiva em problemas globais relacionados a habitação para populações migratórias de países em conflitos bélicos, políticos e de intolerância. Realizado com sucesso no fim do ano passado, as gestoras Bebel Abreu e Manaira Abreu já estão trabalhando na organização da segunda edição da conferência internacional, que também deve ser realizada na Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), em São Paulo, no próximo mês de novembro.

Divulgação

As sócias Bebel Abreu e Manaira Abreu: exposições, seminários, oficinas, comunicação visual e design gráfico

“Marketing de causa é uma poderosa estratégia de agregar valor à marca, mas não achamos que seja nossa especialidade. Acreditamos na experiência, na capacitação e na cultura como ferramentas de mudança”, explicam as sócias Bebel, publicitária e designer gráfica, e Manaira, arquiteta especializada em produção, da Mandacaru, nome que homenageia a Paraíba, terra natal de ambas.

Elas acrescentam: “O povo brasileiro é formado por toda sorte de imigração e miscigenação de raças. Eis que a beleza, a flexibilidade e o talento do nosso povo nasceram dessa mistura e da necessidade que esses imigrantes tinham de fazer uma vida, de fazer dar certo. Estamos vivendo uma terceira guerra mundial, em que famílias inteiras fogem de seus lares para sobreviver. O desafio What Design Can Do! pretende localizar e viabilizar projetos que promovam melhoria significativa na vida de refugiados em áreas urbanas. É uma parceria do WDCD com a Ikea Foundation. Estamos ansiosos para ver que projetos vão surgir sobre esse tema tão delicado e complexo”.

Na agenda de 2016 eventos como a exposição Mini Rio, composta de pictogramas e ilustrações com o intuito de homenagear o Rio de Janeiro, eventos musicais, circo e artes plásticas. A Mandacaru atua em projetos para Editora Abril, Zac Imóveis, Aratu, InBrasil e Momento Editorial. “Em 2015, realizamos um sonho de trazer a exposição de 600 originais do artista argentino Liniers para São Paulo. O Centro Cultural dos Correios recebeu a mostra que já havíamos montado no Rio de Janeiro, no Recife e em Brasília.

Começamos o ano definindo as atividades que farão parte do Cultura na Rua 2016. Trata-se de uma agenda cultural com programas gratuitos para jovens e crianças da capital paulista – iniciativa generosa do Grupo Sabin de Ensino”.  Mandacaru é um cactus que também inspirou Luiz Gonzaga na música O xote das meninas. “Assim como o cactus, a empresa é compacta, forte, aguenta passar por períodos de secas, mas que também floresce na metrópole paulistana”, finalizam.