Mangueira lança aplicativo

A escola de samba Estação Primeira de Mangueira lança seu projeto mobile, que inclui um aplicativo, uma rádio com versão mobile e uma rede social com foco em posts culturais e de esportes, para ajudar a divulgar mais de 40 projetos sociais da escola. Quem está desenvolvendo essas ideias junto à escola é Antonio Jorge Alabi Pinheiro, diretor da Mídia1, que assume na Mangueira a função de diretor de inteligência de mercado, em parceria com a Go2Web, de Marco Aurélio de Freitas. Como pessoa física, ele explica. Sua função é ligada diretamente ao vice-presidente de projetos especiais da Mangueira, José Pinto Monteiro.

Pinheiro conta que foram criados três pilares de sustentação do projeto mobile da Escola. O aplicativo de segunda tela tem como objetivo permitir às pessoas assistir ao desfile e interagir com a escola e outros mangueirenses ao mesmo tempo. Por exemplo: para os sábados de eliminatória do samba-enredo 2015, o aplicativo oferece ao torcedor a chace de votar em seu samba preferido. A plataforma interativa permite a votação e toda vez que o usuário dá seu voto, a foto aparece no telão da quadra e no site da Escola.

“Quando levamos a proposta do aplicativo para as demais diretorias, tivemos uma grata surpresa, com todos achando que isto vai ajudar muito a Escola, inclusive facilitando a integrar os componentes na hora da concentração”, diz Pinheiro.

Já a rádio tem a proposta de valorizar artistas da comunidade, além de nomes consagrados da música, e espelhará toda a diversidade cultural e musical do morro – dos batuques ao funk. Haverá três fases: a primeira com somente músicas, a segunda com programas gravados e a terceira com programas ao vivo. A versão mobile terá opção de ondemand.

Já a rede social terá seu foco no compartilhamento de textos, fotos e vídeos feitos por quem vive na Mangueira. A plataforma conectará as pessoas com instituições e projetos de interesse social e cultural, colocando-as como parceiras da rede e incentivando a divulgação dos seus trabalhos.