Maradona na publicidade: humor, emoção e genialidade

Diego Armando Maradona, maior jogador da história do futebol argentino e um dos maiores do mundo, sofreu uma parada cardiorrespiratória nesta quarta-feira (25) e faleceu aos 60 anos.

O craque havia celebrado no fim de outubro as seis décadas de vida. Nascido na cidade de Lanús em 30 de outubro de 1960, o argentino fez história dentro e fora dos campos.

O craque conquistou, entre outros feitos, a Copa do Mundo de 1986, evento que gerou momentos históricos como o gol abaixo (juntamente com a narração emocionante de Victor Hugo Morales).

PROPMARK relembra algumas campanhas marcantes com o agora saudoso Pibe de Oro.

Em 2006, Maradona acordou de um pesadelo enquanto cantava o Hino Nacional brasileiro. O motivo: estava tomando muito Guaraná Antarctica. Criação da Duda Propaganda.

O making of é bastante curioso:

Criada pela inglesa BJL, essa campanha promove uma exibição de fotografias futebolísticas e tem uma redação de dar inveja. Mas o trocadilho só funciona na língua inglesa: ‘What England’s been waiting for since 1986. A public hanging of Maradona.’ (algo como “O que a Inglaterra está esperando desde 1986. Um enforcamento público do Maradona”).

O verbo hanging, em inglês, é sinônimo de enforcar, mas também funciona como “pendurar”, o que faz muito sentido no caso da fotografia.

Já imaginou encontrar Maradona num McDonald’s? Foi o que fez este filme de 1984:

A cerveja Tecate transformou Maradona em algo que muitos consideravam que ele realmente era: um Deus.

O clássico de Clint Mansell “Lux Aeterna”, trilha do filme “Requiem Para Um Sonho”, dá o tom deste filme do canal TyC Sports, criado pela Young & Rubicam local. O objetivo era mostrar como o futebol argentino é diferente, tanto dentro como fora de campo. “É cultural”. Maradona é mostrado em algumas cenas como exemplo de jogador raçudo e emotivo.

A rivalidade Brasil e Argentina foi explorada neste filme criado pela NBS para OLX.

A marca de luxo Louis Vuitton decidiu pegar carona na Copa do Mundo de 2010 e lançou uma campanha com Pelé, Zidane e Maradona. Pelé e o ex-jogador francês Zinedine Zidane aparecem jogando pebolim, enquanto o técnico e ex-jogador argentino Diego Maradona é o mediador da partida. No final do filme, Maradona deixa a dúvida sobre quem ganhará a disputa. A gravação com as três lendas do futebol foi feita em Madri, na Espanha. No print, as peças foram clicadas pela lendária fotógrafa Annie Leibovitz em peças concebidas pela Ogilvy Paris.

Como divulgar uma cola utilizando Maradona? A agência La Facultad, do Equador, resolveu juntar dois ícones do futebol mundial para promover a Grey Ox Silicone. Resultado: Peledona.

(Divulgação)

Maradona foi tão representativo que, muitas vezes, nem precisava aparecer para surtir efeito, como neste filme de Havaianas estrelado por Romário: