Marcas apoiam Olimpíadas para gerar conexão com o público
Medley, Estácio, XP, Vivo, Riachuelo, Havaianas, Ajinomoto e Viação Águia Branca compartilham estratégias para o período
Os Jogos Olímpicos de 2024 terão início, oficialmente, no dia 26 de julho com a cerimônia de abertura que terá como principal cidade anfitriã Paris, na França. Estima-se a participação de 173 países em competições com diversas modalidades.
As Olimpíadas representam uma oportunidade para marcas se aproximarem de organizações como o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e apoiarem a instituição ou atletas individualmente, com o objetivo de unir as estratégias de marketing e se conectar com o público, enquanto incentivam os esportes de alto rendimento.
“O Movimento Olímpico é fundamentado em uma filosofia criada há mais de 100 anos pelo barão Pierre de Coubertin, chamada Olimpismo, que tem cinco mandamentos que nunca foram tão adequados à pauta atual da sociedade. Os atributos enraizados, construindo o melhor por meio do esporte, buscando excelência, os valores olímpicos da amizade, do respeito, da excelência, comprovando para nós, publicitários, o quanto a frequência faz diferença, porque é algo que é batido há 100 anos”, diz Gustavo Herbetta, diretor de marketing do COB.
O COB conta com 20 marcas patrocinadoras para as Olimpíadas de Paris. Medley, Estácio, XP, Vivo, Riachuelo, Havaianas, Ajinomoto e Viação Águia Branca são algumas delas.
A Medley já investia no esporte por meio de times de vôlei e automobilismo, por exemplo, e, após ser adquirida pela Sanofi, que a levou a manter padrões de qualidade também internacionais, continua com a tradição. Apoiar as Olimpíadas de Paris é a primeira experiência em um evento de magnitude global e o apoio ao COB sustenta a estratégia de marca, que está baseada na tríade: saúde mental, esporte e eficácia. “Vemos no esporte um atributo de forte conexão com a marca, por isso, seguimos apoiando o esporte por sua relação com a alta performance e a saúde. Para o ciclo 2023/2024, estamos apostando na parceria com o COB, pois a Medley acredita na transformação da saúde através do incentivo ao esporte olímpico e seus respectivos ídolos”, afirma Denise Mello, CMO da Medley.
A marca é parceira do COB desde 2023 e seguirá até o fim de 2024, com uma série de atividades junto com o Time Brasil, sob o conceito ‘Conexão eficaz em tudo o que faz’, unindo o Brasil à França durante o evento.
Em São Paulo, a Medley estará presente no Festival Olímpico, que ocorrerá no Parque Villa-Lobos. Entre 20 de julho e 11 de agosto, o local vai mudar o nome para Parque Time Brasil, para celebrar junto com os amantes dos jogos as conquistas dos atletas brasileiros, que ocorrerão na França. O local espera receber mais de 1,5 milhão de pessoas e será uma fanfest em terras brasileiras.
Já em Paris, a partir de 25 de julho, a Medley estará na Casa Brasil participando de ativações e eventos que devem impactar 68 mil pessoas. Por meio do projeto ‘Paris é Brasa’, da Play9, a marca contará com um time de influenciadores que estarão na Cidade Luz gerando conteúdo e conexão com os atletas que participarão dos jogos.
A Medley desenvolveu um plano de mídia, junto com a Publicis, que inclui parceria com veículos de comunicação, como UOL, Globo e Máquina do Esporte. Além disso, desde o início de 2023, como reforço do compromisso com o tema da saúde mental e eficácia, a marca anunciou também o patrocínio individual dos atletas olímpicos Alisson dos Santos (atletismo), Ana Marcela Cunha (maratona aquática) e Rebeca Andrade (ginástica artística).
Leia a matéria completa na edição do propmark do dia 15 de julho de 2024