Marcas apostaram em vídeos digitais

Em 2016, os vídeos produzidos para o ambiente digital atingiram um novo nível de importância, saindo do YouTube e se disseminando pelo Facebook e Instagram. As marcas investiram pesado nesse formato e foram recompensadas por seus esforços.

O site AdWeek publicou um levantamento, mês a mês, das melhores ações do ano. Ele foi feito pela companhia de análise de redes sociais, Unmetric, que acompanhou as campanhas e as comparou com os desempenhos obtidos em 2015, determinando os melhores termos de performance.

“O vídeo não é mais só os 30 segundos dos comerciais de TV, mas sim um storytelling mais longo, como o popular Nike Football, que tem seis minutos de duração”, disse o CEO e co-founder Lux Narayan. “Este ano realmente mostrou que existe apetite e atenção para os conteúdos mais longos das marcas se eles forem autênticos e contarem histórias que ressoem bem com as pessoas, não meramente como consumidores, mas como como seres humanos”.

Confira alguns destaques de cada mês:

Janeiro

Audi, #TractionTuesday

A Audi apostou no fato de que as pessoas amam mostrar seus carros e usar hashtags de campanhas para ganhar popularidade em seus posts do Instagram. Além disso, também perceberam que as pessoas curtem compartilhar suas experiências durante os invernos rigorosos e e tornar isso divertido.  A marca, então, compartilhou fotos dos consumidores em sua página oficial.

[INSTAGRAM=https://www.instagram.com/p/BBA-KJPumCE/]

Fevereiro

Hyundai, “First Date”

Um dos quatro comerciais para o Super Bowl 50 da Innocean Worldwide, “First Date”, com o comediante Kevin Hart, exibe o recurso  Blue Link Car Finder da marca, rastreando sua filha depois de sair com um pretendente.

Março

Always, “Girl Emojis”

Para o comercial “Like a Girl”, a Leo Burnett entrevistou garotas para descobrir como elas se sentiam sobre os emojis existentes. Elas acharam que os femininos são muito limitados e extremamente estereotipados.

https://youtube.com/watch?v=L3BjUvjOUMc

Microsoft, “What are you going to make?”

O esforço da Microsoft, com criação da McCann Worldgroup, foi destacar as mulheres inventoras no Dia Internacional da Mulher. No filme, as meninas amantes da ciência são convidadas a nomear alguns inventores. São todos homens. E as mulheres inventoras? As meninas ficam perplexas. Então a Microsoft lembra que nem tudo é feito pelo homem.

 https://www.youtube.com/embed/Y8DBwchocvs

Abril

Knorr, #LoveAtFirstTaste

A Knorr, a maior marca de alimentos da Unilever, com a ajuda da MullenLowe, fez com que as pessoas passassem por um jantar cego e se alimentassem para descobrir se, ter o mesmo gosto na comida, pode gerar um romance.

Maio

JetBlue, “FlyBabies”

No mês do Dia das Mães, a MullenLowe ajudou a JetBlue a convencer seus passageiros a amar quando os bebês choram. Como? Ao recompensá-los com um desconto de 25% cada vez que um bebê começava a chorar em um voo.

 https://www.youtube.com/embed/xQyfu1LrOSM

Junho

Nike, “The Switch”

Assinado pela Wieden+Kennedy, o filme da Nike para a Euro 2016 foi uma longa e cômica imaginação do que aconteceria se Cristiano Ronaldo acidentalmente se chocasse contra um jovem britânico e habitasse o corpo do garoto até que ele se tornasse a estrela do futebol que a Inglaterra procura.

https://youtube.com/watch?v=scWpXEYZEGk

Julho

Samsung, “The Anthem”

A Leo Burnett Chicago e a Leo Burnett Sidney se uniram em diferentes partes do mundo para promover o Samsung Galaxy S7 Edge, focadas em juntar as pessoas no maior evento do mundo, os Jogos Rio 2016.

 https://www.youtube.com/embed/tBxMpuiBO7Q

Agosto

Nike, “Unlimited You”

Para envolver os consumidores nos Jogos Rio 2016, a Wieden+Kennedy Portland, o filme traz atletas comuns fazendo coisas tão incríveis que deixa até o narrador descontrolado.

https://youtube.com/watch?v=VEX7KhIA3bU

Setembro

Airbus, #A350

A Airbus ensinou o significado de ‘biométrica aplicada’ de forma simples, focada no design e sustentabilidade. As pessoas gostaram disso.

 [INSTAGRAM=https://www.instagram.com/p/BKqQYyPhaKe/]

Outubro

Sprite, #WannaSprite

Esse foi um dos comerciais de 15 segundos de uma grande campanha da marca criada pela Wieden+Kennedy New York com LeBron James dizendo para não tomar Sprit.

 https://www.youtube.com/embed/LEMmtb6zgEM

Novembro

John Lewis (UK), #BusterTheBoxer

O anúncio varejista John Lewis foi o post mais compartilhado do Facebook de uma marca, de acordo com a Unmetric. No anúncio da agência adam&eveDDB, o Buster the Boxer apenas quer pular e se divertir. 

https://youtube.com/watch?v=sr6lr_VRsEo

Dezembro

Dove, “The Mannequin Challenge with a twist”

Na última campanha “Real Beauty”, de Dove, a marca fez uma versão criativa de um mannequin challenge para fazer uma declaração simples e peculiar. No anúncio da Ogilvy & Mather London, os manequins reais fazem suas poses, desafiando os que não são.