Marcas aprendem a jogar com os gamers brasileiros e vencem disputa por atenção

Mercado avaliado em US$ 188,9 bilhões em 2025 no mundo atrai empresas interessadas em aumentar engajamento e negócios

O público gamer é propenso a aceitar publicidade desde que as mensagens tenham pertinência, relevância e adequação. O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions 2025 deixou provas dignas da habilidade de um pro player.

A ação ‘Caça ao Neymar’ inseriu o Mercado Livre de forma original no universo de Call of Duty, da Activision Blizzard, que pertence à Microsoft. Transmitida ao vivo na Twitch com a participação do gamer Nobru, a disputa travada no modo prop hunt escondia o jogador Neymar Jr. em objetos disponíveis no e-commerce argentino.

Runeterra Fan Fest 2025, realizado em setembro no Mercado Pago Hall, na Arena Pacaembu, em São Paulo, conectou as marcas a mais de dois mil fãs de LOL, jogo da Riot Games (Bruno Álvares/Divulgação Riot Games)

A cada descoberta, um desconto era liberado. O projeto capturou a proposta do jogo, promoveu interação com o negócio, engajou e divertiu. Criado pela GUT, culminou na conquista do Grand Prix da categoria Entertainment Lions for Gaming. O Cannes Lions concede a premiação desde 2023.

O esforço vale a pena. De acordo com a consultoria Newzoo, o mercado de eSports deve movimentar US$ 188,9 bilhões em 2025, alta de 3,4% globalmente. Pode passar de US$ 200 bilhões em 2027, puxado pelo ambiente online, consoles e PCs. Na América Latina, a indústria é avaliada em cerca de US$ 10 bilhões, segundo a empresa de medição e inteligência de dados de audiência Comscore.

Leia a íntegra da reportagem na edição impressa de 3 de novembro.